segunda-feira, 28 de abril de 2008

Berinjela, um vegetal muito versátil

A berinjela é o fruto da planta Solanum Melongena. É originária da Índia onde começou a ser cultivada há cerca de 4.000 anos. Também cultivada há muito tempo na China, Oriente Médio e África. Chegou à Europa no século XIII através dos árabes pela península Ibérica, época em que os mouros dominavam as rotas do mediterrâneo, razão pela qual a cozinha siciliana é rica neste ingrediente.


foto

Conhecida como Berinjela, Brinjal, Berenjena, Eggplant, Aubergine, Melenzane e tantos outros nomes, é de fácil cultivo nas regiões tropicais, sensível ao frio, a geadas e ao excesso de chuva durante a floração.

A berinjela é rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais tais como: Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Magnésio e Alcalóides, que atuam diminuindo a pressão sanguínea e agindo também no controle do colesterol.

É um fruto carnudo que apresenta duas formas: alongada e arredondada. Sua casca é arroxeada, tem uma polpa branca, dentro da qual se encontram algumas sementes suaves. Existem mais de 30 variedades que se diferenciam pelas suas cores. A mais conhecida é a berinjela de casca roxa e formato alongado, mas também existem as de coloração branca, creme e rajada.


foto

A berinjela é encontrada no mercado durante todo o ano devido a seu cultivo em estufas. Em geral, as mais saborosas são as mais moles, pois estão com poucas sementes e com a casca lisa e brilhante. A cor que varia segundo o tipo deve ser sempre uniforme, sem manchas ou rugas.

É recomendável consumir as berinjelas com casca, onde se encontra boa parte dos nutrientes. São usadas no preparo de pratos como: cuscuz, antepastos, suflês, tortas, pães, saladas, risotos e massas. Podem ser cozidas, assadas e grelhadas.

São inúmeros os povos que elaboraram receitas deliciosas com berinjela. Os Árabes desenvolveram receitas preciosas como o babaganuch, uma pasta de berinjela com molho tahine, azeite, limão e alho. Na região da Provance, na frança, é ingrediente típico da ratatouille. Os gregos contemporâneos acrescentaram berinjela à receita de moussaka, vegetais em camadas, levadas ao forno com carne de carneiro e molho de queijo. Os italianos fizeram combinações fantásticas da berinjela com pimentões, tomates, azeitonas, alcaparras, queijos, orégano e manjericão criando pratos espetaculares!

Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, no caso, a berinjela de casca roxa, pois nas outras o amargo é mais suave, cortar e deixar de molho em água e vinagre por aproximadamente 15 minutos. Escorrer e secar com papel absorvente.


QUE TAL PREPARAR ALGUMAS RECEITAS FÁCEIS E GOSTOSAS COM BERINJELA?


CUSCUZ DE BERINJELA


Ingredientes:

2 berinjelas médias cortadas em cubos ( eu utilizo a de casca roxo clara, conhecida como japonesa, ou a rajada, porque não é necessário deixar de molho)
1 cebola pequena picada
2 alhos amassados
1 colher de sopa de orégano
1 pimentão vermelho picado
1 pimenta dedo de moça ou calabresa
½ xícara de chá de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)
½ xícara de chá de azeitonas picadas, pretas ou verdes
1 lata de ervilha
1 caixa de purê de tomate
500 ml de água
3 xícaras de chá de farinha de milho em flocos
1 ovo cozido
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer:

Cobrir o fundo de uma panela com azeite e dourar o alho e a cebola, adicionar a berinjela, deixar cozinhar até murchar e logo em seguida juntar o sal, orégano, a pimenta e a polpa de tomate, acrescentar a água e deixar cozinhar. Quando metade da água tiver evaporado, adicionar o pimentão picado, a azeitona, ¾ da ervila e o cheiro verde, deixar apurar mais um pouco e acrescentar a farinha de milho mexendo sem parar até que tudo esteja bem integrado. Quando aparecer o fundo da panela o cuscuz estará pronto. Despejar a massa numa forma de buraco no meio untada com azeite e enfeitada nas laterais com o restante da ervilha, as fatias do ovo cozido e algumas rodelas de tomate. Ao final colocar uma folha de papel absorvente sobre tudo e pressionar com as mãos para não ficar nenhum buraco no cuscuz e levar à geladeira. Quando estiver frio, desenformar num prato e enfeitar com alface e rodelas de tomate.

Esta receita pode ser preparada com abobrinha substituindo a berinjela que também fica muito boa.

Servir com salada verde ou de tomate.


SALADA DE BERINJELA



Ingredientes:

2 berinjelas médias cortadas em meias rodelas
1 pimentão vermelho cortado em tirinhas
1 cebola grande ou 2 médias cortadas em meias rodelas bem finas
2 alhos bem picados
1 colher de sopa de orégano
1 xícara de chá de uvas passas brancas e pretas
1 xícara de vinho branco
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Misturar todos os ingredientes e regar com bastante azeite, colocar numa forma grande, cobrir com papel alumínio e levar ao forno, mexer de vez em quando, no final retirar o papel e deixar secar. Colocar numa travessa e levar à geladeira.
Fazer de véspera para curtir bem.


BERINJELA À PARMEGIANA





Ingredientes:

2 berinjelas médias
250 g de mussarela picada ou ralada
2 colheres de sopa de queijo tipo parmesão ralado
Mistura pronta para empanar à milanesa da Yoki
6 tomates maduros sem pele e sem sementes
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de orégano
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Cortar as berinjelas em fatias não muito finas no sentido do comprimento. Empanar as fatias com a mistura pronta, colocar numa assadeira untada com azeite. Regar as fatias com azeite e levar ao forno até dourarem.

Enquanto isso, fazer o molho de tomate da seguinte forma:

Dourar o alho em azeite e logo após adicionar os tomates picados, o sal e o orégano, deixar dar uma rápida refogada.

Montagem:

Numa travessa refratária fazer camadas alternadas de berinjela, molho, mussarela e queijo parmesão, levar ao forno quente para assar até derreter a mussarela.

Os italianos são mestres na elaboração de pratos com berinjela. A minha prima Pina D’Amante que mora em Scalea, cidade litorânea ao Norte da Calábria, prepara receitas fáceis e muito saborosas! Vale a pena conferir!


PASTA ALLE MELENZANE


Ingredientes:

500 g de macarrão tipo parafuso ou penne
2 berinjelas médias cortadas em cubos
2 dentes de alho picado
1 pimenta dedo de moça ou calabresa
5 tomates maduros sem pele e sem sementes picados
1 ramo de manjericão
Sal e azeite a gosto
Mussarela para ralar a gosto

Modo de fazer:

Colocar o azeite numa panela e dourar um alho, acrescentar a berinjela e deixar refogar até murchar.
Em outra panela, dourar o outro alho e juntar o tomate e o sal, deixar refogar e no final adicionar a berinjela já cozida e o manjericão, deixar pegar o gosto e juntar o macarrão que foi previamente cozido ao dente e escorrido, misturar bem, colocar numa travessa e polvilhar com bastante mussarela ralada.

Se tiver a panela Wok, a preparação ficará mais prática!


SALADA DE BERINJELA GRELHADA



Ingredientes:

2 berinjelas médias cortadas em rodelas não muito finas
1 cebola pequena cortada em meias rodelas
2 alhos cortados em lâminas finas
1 colher de sopa de orégano
1 colher de sopa de vinagre balsâmico ou de vinho branco
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Grelhar as rodelas de berinjela.

Enquanto isso, preparar o molho com a cebola, o alho, o orégano, o vinagre, o sal e o azeite, misturar tudo muito bem.

Em uma travessa fazer camadas alternadas de berinjelas e molho. Levar à geladeira para esfriar e curtir um pouco antes de servir.

A minha outra prima, Franca D’Amante que mora na mesma cidade, grelha as fatias de berinjela e tempera com pesto de manjericão, fica sensacional!


SALADA DE BERINJELA COM PESTO DE MANJERICÃO


Ingredientes:

2 berinjelas médias
1 maço de manjericão
1 dente de alho
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Colocar os ingredientes num processador e moer ou amassar tudo num pilão. Numa travessa dispor as fatias de berinjela e jogar por cima o molho. Se gostar pode-se adicionar pimenta calabresa ou dedo de moça e um pouco de vinagre.

pesto de manjericão

terça-feira, 22 de abril de 2008

AVEIA, UM CEREAL EM EVIDÊNCIA


Aveia é um cereal muito nutritivo, pois possui: Cálcio, Ferro, Magnésio, Zinco, Cobre, Manganês, proteínas, vitaminas, principalmente a E, carboidratos e fibras.

Está em evidência pelo alto poder benéfico de sua fibra solúvel. Estudos indicam que o consumo diário de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sanguíneo, controle da pressão arterial e regulador do transito intestinal.

A fibra solúvel presente na aveia é a chamada de Beta-Glucana que se liga à água e se transforma em um gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino. O cereal reduz as taxas de LDL (colesterol ruim) e previne o câncer de intestino. O tipo de aveia que possui maior quantidade de Beta-Glucanas é o farelo de aveia, seguido dos flocos e da farinha de aveia.

Outros alimentos também possuem Beta-Glucanas, como a soja cozida, feijão branco cozido, grão de bico cozido, brócolis, farinha de milho, manga e trigo para kibe.

foto


O consumo recomendado de fibras totais (entre solúveis e insolúveis) é de 20 a 30 g por dia. Uma colher de sopa cheia tem em média 20 g.

Os maiores produtores de aveia são: Rússia, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Finlândia, Alemanha, Polônia e Suécia.


Registros mais antigos mostram que a utilização da aveia pelo homem data de 100 a.C e foram encontrados na Europa Central. Sua origem é da Ásia Menor e Norte da África, mas evoluiu como cultura no Norte e Oeste da Europa. Pertence ao Gênero Avena da família da Gramineae.

Sugestão de consumo:

Adicionar aveia na vitamina de frutas, na banana in natura, no iogurte batido com leite e frutas ou utilizar em algumas receitas substituindo outros ingredientes.



POLPETONE COM AVEIA



Ingredientes:

1 kg de patinho moído
2 ovos
2 colheres de sopa bem cheias de queijo tipo parmesão ralado
4 colheres de sopa de aveia flocos finos ou farelo de aveia
1 colher de sopa de cheiro verde picado (salsa e cebolinha)
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de orégano
Sal a gosto
Molho de tomate

Modo de fazer:

Misturar muito bem, em uma tigela grande, a carne, os ovos, o sal, a aveia, o alho, o cheiro verde, o orégano e o queijo ralado. Fazer um bolo comprido, colocar em um refratário untado com azeite, regar com azeite por cima e levar ao forno até dourar.

Variação:

Pegar pequenas porções de massa, fazer bolas e achatar um pouco, empanar com aveia e colocar em um refratário untado e regar com azeite. Levar ao forno até dourarem.

Quando tudo estiver dourado adicionar molho de tomate simples. Polvilhar com queijo tipo parmesão ralado e levar ao forno novamente, por alguns minutos, o suficiente para que o molho dê sabor à carne.

Servir o Polpetone com macarrão tipo Penne, Tagiatelle ou Pappardelle.

Fazer o molho a mais e utilizar metade no Polpetone e a outra metade para temperar o macarrão.



PAPPARDELLE COM POLPETONE




Ingredientes:

500 g de Pappardelle, Penne ou Tagliatelle
Sal a gosto
Molho de tomate simples
Polpetone

Modo de fazer:

Cozinhar o macarrão com bastante água, quando começar a ferver adicionar o sal e o macarrão, mexer bem, deixar cozinhar mexendo algumas vezes e quando estiver ao dente, escorrer e temperar com o molho de tomate. Servir com o polpetone e bastante queijo tipo parmesão ralado.


BOLO COM AVEIA E MAÇÂ


Foto

Ingredientes:

200 g de manteiga ou margarina
4 ovos inteiros
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de aveia flocos finos
1 ½ xícara de farinha de trigo
3 maçãs grandes picadas
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
½ xícara de uvas passas pretas (opcional)

Modo de fazer:

Misturar a manteiga com o açúcar até formar um creme, acrescentar os ovos, mexer bem, juntar as maçãs e a aveia, colocar aos poucos a farinha de trigo, o sal, mexer levemente, por último, adicionar a canela, a uva passa e o fermento.


Colocar em uma forma de buraco no meio untada e enfarinhada, levar ao forno pré-aquecido a 180°, deixar aproximadamente 45 minutos, ou até enfiando um palito, o mesmo deverá sair seco. Esperar esfriar, desenformar e polvilhar com açúcar de confeiteiro.

domingo, 13 de abril de 2008

FAÇA DELÍCIAS COM ABOBRINHA!

ABOBRINHA OU ZUCCHINA?



Foto: www.2.correioweb.com.br


ABOBRINHA, mais uma planta nativa do Novo Mundo (América). Quantos produtos o mundo descobriu na América não é mesmo?

Fruto colhido ainda verde, pertencente à família das Cucurbitáceas, assim como o melão, a melancia, o pepino e a moranga.

Originou-se no continente americano, do Peru até o Sul dos Estados Unidos. Era cultivada pelos povos nativos muito antes da chegada dos colonizadores europeus.

É um fruto de fácil digestão, rico em Niacina, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, possui Cálcio, Fósforo e poucas calorias. Deve ser consumido com a casca.


Prepare pratos deliciosos e fáceis com abobrinha


Você já comeu bolo de abobrinha? Não salgado, mas bolo doce? Não!
Pois então, prepare esta receita que foi enviada pela minha amiga Carioca, Anna Maria Druta e você se surpreenderá! Receita fácil, diferente e simplesmente deliciosa!!!

BOLO COM ZUCCHINE



Ingredientes
:

2 xícaras de chá de abobrinha ralada (1 abobrinha grande)
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar mascavo
2 ovos
1 clara batida em neve
1 xícara de chá não muito cheia de óleo de canola
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Frutas cítricas, uvas passas e nozes a gosto

Modo de fazer:

Misturar, a farinha, o açúcar, a canela, o gengibre, as frutas secas e o fermento. Reservar.
Bater no liquidificador a abobrinha, os ovos e o óleo. Misturar essa massa suavemente aos ingredientes secos, adicionar por último a clara batida em neve para dar leveza à massa.
Despejar tudo numa forma de buraco no meio, untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido por mais ou menos 40 minutos. Faça o teste do palito, ao sair seco o bolo estará assado. Espere esfriar um pouco para desenformar.

Esse bolo, acompanhado com um cafezinho ou chazinho é simplesmente sensacional!!!


SALADA DE ABOBRINHA



Ingredientes:

2 abobrinhas grandes
1 cebola média
1 dente de alho
1 colher de sopa de vinagre balsâmico ou de vinho branco
1 colher de sobremesa de orégano
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer:

Cortar as abobrinhas em rodelas não muito finas (aproximadamente 0, 5 cm), ou em fatias no sentido do comprimento. Grelhar as abobrinhas em uma frigideira antiaderente. (Não é preciso usar óleo). Enquanto isso cortar a cebola em meias rodelas bem finas, o alho em lâminas finas, misturar com o vinagre, o sal, o orégano e adicionar azeite até cobrir tudo.

Montagem:

Em uma travessa disponha as abobrinhas em camadas intercalando com o molho. Se precisar, regar mais azeite. Levar à geladeira para gelar e curtir. Acompanha bem pratos à base de carnes, peixe ou frango.



ABOBRINHAS AO MOLHO DE TOMATE E MUSSARELA





Ingredientes:

2 abobrinhas grandes
6 tomates maduros
2 dentes de alho
250 g de mussarela
2 colheres de sopa de queijo tipo parmesão ralado
Sal, azeite e orégano a gosto

Modo de fazer:

Cortar as abobrinhas em fatias não muito finas no sentido do comprimento, grelhar e reservar.
Cobrir o fundo de uma panela com azeite, dourar o alho picado, adicionar os tomates sem pele e sem sementes cortados em rodelas bem finas, adicionar o sal, o orégano e deixar cozinhar um pouco sem deixar desmanchar.

Montagem:

Num recipiente refratário montar camadas de abobrinha grelhada, molho de tomate e mussarela ralada ou picada. Repetir as camadas e por cima de tudo polvilhar queijo tipo parmesão ralado. Levar ao forno até a mussarela derreter. Servir em seguida.
Nesta receita pode-se utilizar também, sobras de outros tipos de queijos.


TAGIATELLE ALLE ZUCCHINE





Esta receita pode ser preparada com macarrão penne também. É um prato muito leve, bastante saboroso e de preparo rápido.

Ingredientes:

500 g de Tagliatelle ou penne de grano duro
4 abobrinhas
6 tomates grandes maduros
2 dentes de alho
1 colher de sopa de orégano
Uma pimenta dedo de moça ou pimenta calabresa
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer:

Cozinhar o macarrão em bastante água com sal. Enquanto isso, cobrir o fundo de uma panela com azeite, dourar o alho picado e adicionar as abobrinhas cortadas em meias rodelas não muito finas e a pimenta. Quando começarem a dourar juntar os tomates sem pele e sem sementes, picados, o sal, orégano e deixar cozinhar. Quando as abobrinhas estiverem ao dente, colocar o macarrão cozido ao dente e escorrido, deixar tudo tomar gosto e colocar numa travessa, servir em seguida. Se gostar, polvilhar queijo parmesão ralado.

Se tiver a panela Wok, a preparação ficará melhor e mais prática.

terça-feira, 8 de abril de 2008

BRUSQUETAS (Bruschette)


Especialidade italiana que consiste em fatias de pão com algum recheio por cima e que são gratinadas no forno.

O termo Bruschette significa tostado ou torrado, é originário das regiões do Lazio e Abruzzo, mas são preparadas em toda a Itália. Utilizam-se modos diferentes de preparação, de acordo com a região.

A idéia é reutilizar pão amanhecido ou “pão velho”, sobras de dias anteriores.
Servem-se quentinhas como aperitivo para tomar com vinho ou cerveja e como entrada acompanhando saladas.

As Brusquetas são preparadas com pão italiano, mas pode-se utilizar qualquer um que estiver disponível em casa: pão francês, pão de forma ou pão sírio, (se for grande pode ser dividido em quatro partes iguais, feito triângulos).

As quantidades dos ingredientes variam de acordo com a quantidade de pessoas, portanto as receitas abaixo são para aproximadamente 6 pessoas.

Sugiro algumas combinações, mas pode-se utilizar tudo aquilo que estiver disponível em sua cozinha. Basta ter criatividade e bom gosto.

Lembre-se:

A culinária é um eterno exercício de se encontrar o melhor sabor, aliado à melhor apresentação.

Brusqueta de alho e queijo parmesão

Ingredientes:

12 fatias de pão amanhecido
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 dente de alho picado ou alho desidratado
1 colher de sobremesa de orégano
3 colheres de sopa de queijo tipo parmesão
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer:

Torrar levemente fatias de pão amanhecido e depois besuntar com uma pasta feita com: manteiga ou margarina, azeite, alho picado, orégano, queijo ralado.
Levar ao forno novamente para gratinar, tomar cuidado para não dourar demais.


BRUSQUETA DE QUEIJO GORGONZOLA



Ingredientes:

12 fatias de pão amanhecido
3 colheres de sopa de queijo Gorgonzola
1 colher de sobremesa de orégano
1 dente de alho picado ou alho desidratado
2 colheres de sopa de creem cheese ou margarina ou requeijão
Azeite a gosto

Modo de fazer:

Torrar levemente fatias de pão amanhecido e depois besuntar com uma pasta feita com: queijo gorgonzola amassado com azeite, orégano, um pouco de requeijão ou creem cheese ou margarina, alho picado. Se precisar diluir um pouco a pasta adicionar mais azeite.
Levar ao forno novamente para terminar de assar, tomar cuidado para não dourar demais.



BRUSQUETAS ALLA CAPRESE



Ingredientes:

12 fatias de pão amanhecido
1 colher de sopa de alho picado ou alho desidratado
1 colher de chá de orégano
Folhas de manjericão
4 tomates maduros
250 g de mussarela
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Torrar levemente fatias de pão amanhecido, retirar do forno e reservar.
Cortar os tomates em rodelas finas e temperar com sal, orégano, alho e azeite.
Colocar sobre as torradas, espalhar as folhas de manjericão e cobrir com mussarela que poderá ser em fatias ou ralada. Regar com azeite e levar ao forno até derreter a mussarela.

Atenção ao forno, pois as brusquetas douram rapidamente.


BRUSQUETAS AL POMODORO



Ingredientes:

12 fatias de pão amanhecido
4 tomates picadinhos
1 colher de sopa de orégano
1 colher de sopa de alho picado ou alho desidratado
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Torrar levemente fatias de pão amanhecido, retirar do forno e reservar.
Picar os tomates e temperar com sal, orégano, alho e azeite, espalhar sobre as fatias levemente torradas e levar ao forno novamente apenas para aquecer o tomate.
Nesta receita pode-se utilizar azeitonas pretas fatiadas misturadas ao tomate.

Atenção ao forno, pois as brusquetas douram rapidamente.


PAN CATALAN





Receita deliciosa e muito fácil de preparar. É típica da região da Catalunha ao Norte da Espanha, cuja capital é Barcelona. Cidade efervescente, com uma legião de turistas do mundo todo passeando por suas ruas, muitas apinhadas de bares e restaurantes onde se pode saborear o famoso Pan Catalan. Mas se não estiver em Barcelona , pode preparar essa receita em sua casa que fica muito bom!
Pode ser servido como aperitivo, e que aperitivo!!! Ou como entrada, acompanhada de um bom vinho tinto! E bom apetite!!!

Ingredientes:

6 fatias de pão italiano ou similar, amanhecido (não serve outro tipo de pão).
6 fatias grandes de presunto cru
2 dentes de alho
2 tomates maduros
Azeite a gosto

Modo de fazer:

Tostar levemente as fatias de pão, esfregar nelas o alho. Partir os tomates em metades, esfregar nas fatias até ficarem rosadas, regar com azeite e por cima colocar uma boa fatia de presunto cru. Servir em seguida.

Os melhores presuntos crus são espanhóis e italianos, porém caros. A Sadia produz um de boa qualidade e com preço muito mais acessível.