segunda-feira, 30 de junho de 2008

FRUTAS OLEAGINOSAS




Na lista dos alimentos que devem constar de uma dieta saudável, as frutas oleaginosas são itens obrigatórios.

As frutas oleaginosas incluem: castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, pistaches, entre outros. Estão cada vez mais conhecidas como alimentos funcionais.

Apesar de, essas frutas conterem muitas calorias, elas também são carregadas de nutrientes que trazem vários benefícios à saúde, como os ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados que são capazes de reduzir os níveis de LDL-colesterol sanguíneo (colesterol ruim), podendo diminuir os riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, essas frutas atuam controlando melhor a saciedade. São ricas em: proteínas, fibras, Selênio, Cálcio, Ferro, Potássio, Zinco, vitamina E, Ácido fólico e Magnésio.

As nozes, por conterem grande quantidade de calorias, são famosas como fonte de energia. Além disso, são uma ótima fonte de vitamina E, Potássio e proteína vegetal.


As avelãs e amêndoas são também ricas em Potássio e vitamina E. Além disso, avelãs contém boa quantidade de Cálcio.

A castanha do Pará fornece o mineral Selênio, que é antioxidante, magnésio e Ácido Graxo Ômega3, benéfico para a saúde.

Inclua em sua alimentação um punhado dessas frutas!


QUE TAL VALORIZAR UM PRODUTO NOSSO?


A Castanha do Pará ou Castanha do Brasil é a semente da Castanheira do Pará (Bertholletia exelsa) uma árvore da família botânica Lecythidaceae, nativa da Floresta Amazônica. Sua altura pode alcançar 50 metros e seu tronco chega a medir 2 metros de diâmetro. Produz seus primeiros frutos após 12 anos de idade. Daí em diante, por um período máximo de 30 anos, cada castanheira produz, em média, 500 quilos de castanhas por colheita.

Os frutos também chamados pelos nativos de “ouriços”, possuem uma casca lenhosa e bastante dura, chegando a pesar quase dois quilos. Quando eles amadurecem, despencam do alto da castanheira, devendo ser apanhados no chão. O ouriço abriga, em seu interior, um número variado de sementes entre 10 a 25.





As sementes podem ser consumidas in natura ou torradas, além de serem empregadas na fabricação de farinhas, doces e sorvetes. O óleo extraído da castanha do Pará também é utilizado como matéria-prima na fabricação de produtos famacêuticos, cosméticos, sabonetes finos, etc.

Experimentos desenvolvidos pela EMBRAPA de Belém do Pará, têm demonstrado que, ao lado de outras essências florestais, a Castanheira-do-Brasil é excelente alternativa para o reflorestamento de áreas degradadas de pastagens ou de culturas anuais.




BOLO DE MAÇÃ E CASTANHA DO PARÁ






Numa tarde fria de inverno, minha amiga Francesca apareceu em casa, para o lanche da tarde, com um lindo e saborosíssimo bolo de maçã com castanha do Pará.
Essa combinação ficou fantástica, mas caso você não tenha castanha do Pará pode colocar nozes que o sabor fica muito bom também. Vale a pena experimentar!

Ingredientes:

4 ovos inteiros
4 maçãs
½ copo de óleo
3 copos de farinha
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
10 castanhas do Pará picadas

Modo de fazer:

Picar as maçãs com a casca (a casca deve permanecer).
Misturar as maçãs com as duas xícaras de açúcar e deixar descansando por meia hora.
Após esse tempo, misturar todos os outros ingredientes e mexer bem. Colocar a massa em forma redonda ou com buraco no meio, untada e enfarinhada, levar ao forno a 180°C por aproximadamente 45 minutos. Fazer o teste do palito.

Desenformar ainda morno e quando esfriar, polvilhar com açúcar de confeiteiro ou canela misturada com açúcar.



LINGUINE AO PESTO DE MANJERICÃO COM CASTANHA DO PARÁ

Simplesmente Delicioso!






Ingredientes
:

500 g de linguine ou bavete ou espaguete de grano duro
2 xícaras (chá) de folhas de manjericão
1 xícara (chá) de azeite
½ xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado
2 dentes de alho
½ xícara (chá) de castanha do Pará
Sal a gosto

Moído de fazer:

Colocar a massa para cozinhar em água fervente e salgada até atingir o ponto “al dente”.
Enquanto a massa cozinha, preparar o molho:
Colocar em um processador ou liquidificador, o azeite, os alhos, o manjericão e o sal, bater até virar uma pasta. Adicionar o queijo ralado, e a metade da castanha do Pará, bater novamente.

Quando a massa atingir o ponto, “al dente”, escorrer e temperar com o molho, acrescentar uma concha da água do cozimento do macarrão e o restante da castanha bem picadinha. Servir logo em seguida e bom apetite!!!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

“O MAIOR E O MELHOR SÃO JOÃO DO MUNDO”

foto

Título disputado por duas cidades nordestinas: Caruaru em Pernambuco e Campina Grande na Paraíba! Nas duas festas, o genuíno forró pé de serra dos trios regionais, além de consagrados nomes da música brasileira se apresentam durante todo o mês de Junho. A alegria das danças, das músicas e da boa comida típica são os ingredientes principais que não faltam nessas paragens!

O mês de Junho é para o Nordeste um período de festa e fartura. Mais do que o carnaval, são as festas juninas que melhor refletem a forte identidade cultural entre os Estados do Nordeste. S. João que é festejado no dia 24 de Junho leva a fama, mas as festividades acontecem durante todo o mês.


Quando,
o forró pé de serra é dançado,
ao som da sanfona e da zabumba,
o cheiro das comidas típicas da época,
começa a sair pelas casas,
a fumaça e o calor das fogueiras,
alegram os corações das pessoas,
é tempo,
da apresentação dos bacamarteiros,
das bandas de pífanos,
das famosas quadrilhas.
Quando,
Os homens vestem camisa xadrez e põe chapéu de palha,
as mulheres desfilam seus vestidos de chita enfeitados,
usam chapéu e muita pintura no rosto,
significa,
que a festa de S.João começou no grande arraial do Nordeste!




foto

Como já postei na semana passada, as festas juninas nordestinas são muito importantes. Para vários nordestinos que se encontram fora de seus Estados, voltar à terra natal, nessa época, para os festejos juninos é o grande sonho! E para quem já está lá, é um momento esperado e preparado durante o ano todo!

As tradições fazem parte das comemorações, ainda é comum no Nordeste, a formação de grupos festeiros que ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Se você não puder participar dessas festividades e saborear as comidas, aí vão algumas sugestões de receitas nordestinas que poderão ser preparadas em sua casa e fazer você sentir um pouquinho do sabor do grande S. João do Nordeste.

A minha amiga Regina Helena sugeriu essa receita que é típica da cidade do Recife.

BOLO PAMONHA


Ingredientes:

3 ovos
2 copos de milho verde
2 copos de açúcar
2 vidros de leite de coco
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal

Modo de fazer:

Aquecer o forno.
Bater muito bem no liquidificador, os ovos, um copo de milho, um copo de açúcar e um vidro de leite de coco. Depois acrescentar o restante dos ingredientes e tornar a bater.
Atenção: É necessário bater em duas etapas para misturar bem todos os ingredientes, caso contrário o resultado não é bom!
Untar e enfarinhar uma forma de buraco no meio, despejar a massa e levar ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 45 minutos.


BOLO MACAXEIRA (mandioca)



foto

Ingredientes:

1 kg de mandioca crua ralada
650 g de açúcar
5 ovos inteiros
1 coco médio fresco ralado
250 g de manteiga derretida

Calda:


2 xícaras de açúcar
1 xícara de água

Modo de fazer:

Levar ao fogo o açúcar em uma panelinha até dourar, ir adicionando a água até derreter, caramelizar uma forma de buraco no meio e reservar.

Em uma tigela, colocar a mandioca, o açúcar, os ovos, o coco e a manteiga, misturar tudo muito bem com um batedor e despejar a massa na forma caramelizada e levar ao forno a 200°C por aproximadamente 1 hora.


BOLO DE COCO

Ingredientes:

3 ovos inteiros
1 copo de leite
2 copos de açúcar
2 copos de farinha de trigo
2 colheres de margarina
½ pacote de coco ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda:

1 copo e meio de leite
1 copo de açúcar
1/1 pacote de coco ralado

Modo de fazer:

Bater todos ingredientes da massa no liquidificador, menos o fermento que deverá ser adicionado no final e despejar em uma forma untada e enfarinhada. Levar ao forno a 180°C por aproximadamente 45 minutos. Fazer o teste do palito.

Calda:

Misturar os ingredientes da calda e despejar no bolo ainda quente.


BOLO SOUZA LEÃO

Este bolo traz entre os seus ingredientes um pedaço da história de Pernambuco. È o bolo mais famoso do Nordeste. Trata-se da verdadeira lenda da doçaria tradicional nordestina.
Com ingredientes simples, regionais, resulta em uma preparação de sabores marcantes como a mandioca, o coco e o açúcar.

Conta a história que esse bolo foi servido pela família Souza Leão, dona de extensos canaviais, ao imperador D. Pedro II e sua esposa, Teresa Cristina, em viagem a Pernambuco e o casal imperial deliciou-se com tal iguaria.

O lugar desse bolo em Pernambuco é tão nobre quanto a linhagem dos Souza Leão que o batizou, formada por senhores de engenho dos municípios de Jaboatão, Moreno e vizinhanças. A família Souza Leão tem vários ramos provenientes de onze engenhos de Pernambuco. Com o passar do tempo, os herdeiros foram criando receitas com pequenas variações e proporções de ingredientes. Na realidade, fica difícil identificar a receita original. No final têm-se vários bolos, mas todos muito parecidos com um pudim e muito saboroso, quem prova nunca mais esquece!

O principal ingrediente desse bolo é a puba ou massa de mandioca, que é uma massa úmida de cheiro e sabor acres, obtida da fermentação da mandioca. È encontrada à venda nas casas do Norte.

De todas as receitas que eu pesquisei selecionei aquela que achei mais fácil de preparar.



Ingredientes:

120 ml de água fria
250 g de açúcar
1 pau de canela
6 cravos da Índia
1 colher (café) de semente de erva doce
100 g de manteiga (não serve margarina)
250 g de puba
4 gemas
180 ml de leite de coco
Uma pitada de sal
Manteiga para untar

Modo de fazer:

Numa panela fazer uma calda em ponto de fio com a água e o açúcar, procedendo da seguinte maneira:
Antes de começar a cozinhar, dissolver completamente o açúcar na água. Levar para ferver e não mexer mais até atingir o ponto desejado, para não açucarar.
Para saber o ponto certo, ao retirar um pouco da calda com uma colher ou garfo, um fio fino se formará e acompanhará os movimentos da mão.
Neste ponto adicionar à calda o pau de canela, os cravos e a erva doce. Retirar do fogo, coar e com a calda ainda quente colocar o sal e a manteiga. Deixar esfriar.

Em outro recipiente, misturar a massa puba e as gemas uma a uma. Acrescentar aos poucos o leite de coco e misturar até a massa ficar homogênea.
Acrescentar a calda fria e misturar muito bem.
Preaquecer o forno a 200°C.
Untar uma forma com buraco no meio, despejar a massa e assar em banho maria (igual pudim), coberto com papel alumínio por aproximadamente 50 minutos. Retirar o papel e assar até ficar dourado, por cerca de 10 minutos.



segunda-feira, 16 de junho de 2008

AS FESTAS JUNINAS E AS COMIDAS TÍPICAS!




Com a música, a dança e a boa comida, as festas juninas expressam um imaginário rico em passagens da vida cotidiana de um povo simples.

As festas juninas somam hoje, contribuições culturais de vários povos que aqui no Brasil se estabeleceram com o passar do tempo.


De acordo com os historiadores as festividades juninas foram trazidas ao Brasil pelos portugueses, ainda no período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Acredita-se que essas festas têm origem no século XII, na região da França, com a celebração do Solstício de verão (dia 21 de Junho que é o dia mais longo do ano), véspera do início das colheitas. No hemisfério Sul, na mesma época, acontece o Solstício de inverno (a noite mais longa do ano).

Como acontecem com outras festas de origem pagãs, estas também foram adquirindo um sentido religioso introduzido pelo cristianismo e trazido pela igreja católica ao Brasil, quando da colonização portuguesa.

Na época da colonização, havia grande influência de elementos culturais portugueses, espanhóis, franceses e chineses. Da França veio a dança marcada que surgiu no final do século XVII. Essa dança desembarcou no Brasil com a família real portuguesa em 1808. Só a alta sociedade da época divertia-se em suas recepções ao som da quadrilha. Com o tempo, essa dança, se popularizou, passando a integrar o repertório de cantores e compositores. Foi assim, que a quadrilha deixou os salões aristocráticos para entrar nas festas populares. Surgiram então, as variantes no interior do país, como a quadrilha caipira.

A tradição de soltar fogos de artifícios veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos.

Da Península Ibérica teria vindo a dança das fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Todos esses elementos culturais foram com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus, nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

O ciclo das festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de Junho que é a festa de Santo Antonio, 24 de Junho, dia dedicado a S. João, e no dia 29 do mesmo mês, S. Pedro é o santo homenageado.


Durante esse período, o país fica tomado por festas de Norte a Sul para comemorar os Santos juninos com fogueiras, danças, fogos e comidas típicas. Como o mês de Junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados típicos dessas festas, são preparados, com esse alimento: pamonha, curau, canjica, bolo de milho, broa de fubá, pipoca, cuscuz e tantas outras iguarias. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, cocada, pé-de-moleque, batata doce, doce de abóbora, paçoca doce, quentão e vinho quente.




No Nordeste brasileiro, os santos juninos são bastante reverenciados e pode-se dizer que a importância dessas festas, para as populações nortista e nordestina, ultrapassa a do natal. Elas são historicamente o evento festivo de maior importância dessas regiões, tanto cultural como politicamente. Como o Nordeste é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras que servem para manter a agricultura.

Durante o mês de Junho, os acordes das sanfonas, dos triângulos e das zabumbas, arrastam milhares de pessoas de todo o país ao longo das ruas, nas palhoças, nas escolas, nos clubes e pátio de eventos.

As quadrilhas são o espetáculo por excelência das festas juninas e adquirem a mesma importância e lugar na festa que os blocos de afoxé baianos e que as escolas de samba. Vão se tornando cada vez mais competitivas e especializadas.






As festas juninas estão sendo, atualmente, descobertas não apenas pelas populações locais, como modo de identidade, mas também pela mídia e pelo turismo. Muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, clubes e o comércio aumentam os lucros e geram empregos nessas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrar turistas estrangeiros que chegam ao Brasil para acompanhar de perto essas festas.


Já estão com água na boca? Então vamos às receitas!




LEMBRANÇAS E SABORES DA INFÂNCIA

CURAU DE MILHO

Ingredientes:

8 espigas de milho
600 ml de leite
2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) rasa de manteiga
Canela em pó para polvilhar

Modo de fazer:

Ralar as espigas e bater no liquidificador com metade do leite. Coar e levar ao fogo com o restante do leite, a manteiga e o açúcar. Mexer continuadamente até formar um creme.
Colocar em uma travessa ou taça e polvilhar com canela em pó.
Servir quente ou gelado.

CURAU À MODA DA MINHA MÃE


foto


Ingredientes:

6 espigas de milho raladas
3 xícaras (chá) de leite
1 lata de leite condensado
1 colher (café) de essência de baunilha
Canela em pó para polvilhar

Modo de fazer:

Bater no liquidificador as espigas raladas, com o leite. Coar e levar ao fogo com o leite condensado e a essência de baunilha. Mexer sempre até engrossar. Colocar em um recipiente e polvilhar com a canela.


BOMBOCADO DE FUBÁ

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de leite de coco
1 colher (sobremesa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fubá
4 ovos inteiros
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Juntar todos os ingredientes pela ordem e bater no liquidificador. Despejar o creme numa assadeira untada e polvilhada e levar ao forno a 180°C até dourar. Fazer o teste do palito. Depois de frio cortar em losangos.


VARIAÇÃO


Ingredientes:

1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
1 colher (Sopa) de manteiga
2 colheres (Sopa) de fubá
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 ovos inteiros
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Bater muito bem, no liquidificador, todos os ingredientes menos o fermento que deverá ser colocado por último. Despejar a massa em uma forma de buraco no meio, untada e enfarinhada, levar ao forno a 180° até dourar. Fazer o teste do palito.

PUDIM DE MILHO VERDE

foto


Ingredientes:

1 xícara de açúcar para caramelizar a forma
1 vidro de leite de coco (200 ml)
2 latas de milho verde
1 xícara (chá) de leite
1 lata de leite condensado
3 ovos inteiros

Modo de fazer:

Caramelizar a forma de pudim e reservar.
Aquecer o forno.
Bater no liquidificador o leite com o milho. Acrescentar o leite condensado, os ovos e o leite de coco.
Despejar o creme na forma caramelizada, cobrir com papel alumínio e levar ao forno em banho maria, pré-aquecido a 180°C por 45minutos. Retirar o papel alumínio e deixar por mais 15 minutos. Retirar do forno, deixar esfriar e levar à geladeira. Fazer de véspera.


COCADA





Ingredientes:

1 lata de leite condensado
A mesma medida de açúcar
100 g de coco ralado

Modo de fazer:

Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo mexendo sempre até aparecer o fundo da panela. Despejar em cima do mármore untado com manteiga. Quando estiver morno, cortar com uma faca em quadradinhos ou losangos. Não pode ser cortado frio, porque quebra.


COCADA MORENA

Ingredientes:

1 coco ralado
400 g de açúcar
1 ½ xícara (chá) de água fervente

Modo de fazer:

Colocar o açúcar em uma panela e levar ao fogo para derreter e dourar. Juntar a água fervente, mexer bem e cozinhar até formar uma calda rala. Acrescentar o coco e mexer sempre até soltar do fundo da panela. Deitar às colheradas em mármore levemente untado. Cortar quando ainda estiver morno.


COCADA ENFORMADA


Ingredientes:

120 ml de água (1/2 xícara )
225 g de açúcar (1 ¼ xícara)
1 coco médio ralado (aproximadamente de 300 g), com o coco fresco, o resultado é melhor.
4 claras em neve

Modo de fazer:

Aquecer o forno a 200°C.
Untar uma forma redonda de 21 cm de diâmetro, com manteiga. Forrar o fundo com papel manteiga e untar também e reservar.
Numa panela levar ao fogo a água e o açúcar mexendo até dissolvê-lo. Deixar no fogo, sem mexer até obter o ponto de caramelo (a calda ficará com um tom dourado escuro).
Retirar do fogo e adicionar o coco e as claras em neve misturando delicadamente.
Colocar a massa na forma reservada e levar ao forno pré-aquecido até ficar firme, mas com o centro ligeiramente úmido por cerca de 30 minutos. Desenformar ainda quente e retirar o papel manteiga. Servir em temperatura ambiente.


CANJICA FÁCIL



Ingredientes:

1 pacote de 500 g de milho para canjica cozido, da Vapza
½ lata de leite condensado
1 copo de leite
50 g de coco ralado (se for coco queimado, fica mais saboroso)
50 g de amendoim torrado e descascado (opcional)
Canela em pau e cravo da Índia a gosto





Modo de fazer:

Colocar o milho da canjica com o leite numa panela e levar ao fogo para esquentar. Acrescentar o leite condensado, o coco, a canela em pau e o cravo da Índia, deixar cozinhar para pegar bem o gosto. Se quiser, adicionar o amendoim no final do cozimento. Desligar o fogo e despejar em uma tigela. Se gostar polvilhar canela em pó por cima. Servir quente.


ARROZ DOCE

foto


Ingredientes:

250 g de arroz
500 ml de água fervente
1 colher de manteiga
1 litro de leite
150 g de açúcar
2 paus de canela
Canela em pó para polvilhar

Modo de fazer:

Ferver a água e colocar o arroz, deixar cozinhar. Quando secar a água colocar o leite, a manteiga, o açúcar e a canela. Mexer bem e deixar cozinhar até tudo tomar gosto e ficar mais ou menos como um creme. Desligar o fogo, despejar em um recipiente e polvilhar canela em pó.

VARIAÇÃO

Substituir o açúcar e o leite, por uma lata de leite condensado.


PAÇOCA DE AMENDOIM

Ingredientes:

250 g de amendoim torrado e descascado
1 lata de leite condensado
1 pacote de bolacha maisena
1 colher (sopa) de chocolate em pó ( do Padre)

Modo de fazer:

Torrar o amendoim, descascar e moer junto com a bolacha e o chocolate. Acrescentar o leite condensado e misturar tudo muito bem.
Colocar a mistura em uma forma untada e levar à geladeira. Quando estiver bem frio, cortar em quadradinhos e servir.

PÉ DE MOLEQUE SENSAÇÃO

Ingredientes:

1 vidro de glucose de milho (Karo – 350 g)
1 pote grande de amendocrem ou pasta de amendoim (250 g)
½ kg de amendoim, torrado, descascado e triturado
1 pacote de sucrilhos de arroz ou flocos de arroz
1 xícara (chá) de açúcar




Modo de fazer:

Colocar em uma panela: glucose de milho e o açúcar, quando ferver adicionar o amendocrem e mexer até desmanchar, juntar o amendoim triturado, esperar ferver novamente, colocar o sucrilhos de arroz (flocos de arroz), misturar muito bem e retirar do fogo. Despejar em uma forma untada. Quando estiver morno, cortar em quadradinhos ou losangos.

QUENTÃO FÁCIL


foto

Ingredientes:

500 g de açúcar
1 litro de água
1litro de pinga
1/3 de xícara (chá) de gengibre descascado e cortado em pedaços
12 cravos da Índia
4 paus de canela
2 laranjas cortadas em rodelas
1 limão cortado em rodelas

Modo de fazer:

Numa panela colocar o açúcar e levar ao fogo para derreter até virar um caramelo. Juntar todos os ingredientes com exceção da pinga e misturar tudo muito bem. Ferver por cerca de 10 minutos. Adicionar a pinga e ferver por mais 5 minutos. Coar e servir bem quente.


VINHO QUENTE



Ingredientes:

1 litro de vinho tinto seco
1 xícara de água
1 ½ xícara de açúcar
6 cravos da Índia
3 paus de canela
Casca de uma laranja e de um limão
1 maçã verde ou vermelha picada em cubinhos (opcional)

Modo de fazer:

Em uma panela queimar metade do açúcar com a canela e o cravo. Juntar o vinho com a água, o restante do açúcar e as cascas da laranja e do limão. Deixar ferver tudo por cerca de10 minutos. Acrescentar a maçã picada, deixar cozinhar mais um pouco e desligar. Servir bem quente.



foto

terça-feira, 10 de junho de 2008

ARAUCÁRIA ANGUSTIFOLIA: A ÁRVORE DO PINHÃO



Quando o Outono está terminando e o inverno chegando, significa que já é tempo das festas juninas e os mercados e feiras começam a vender os pinhões.

Quem vai à Campos do Jordão pode ver na beira da estrada, vendedores de pinhões que apanham do chão, em grande quantidade, caídos das Araucárias.

A Araucária é uma árvore alta, elegante com copa em formato de cálice, conhecida como, o pinheiro do Paraná.

No passado antes que as lavouras tomassem conta dos campos do sul do Brasil, a presença da Araucária era tão comum que os índios chamavam de “Curitiba” (que quer dizer “imensidão de pinheiros”) toda a extensa região, onde estas árvores predominavam. Agora dá para entender o nome da capital do Paraná não é mesmo?

A Araucária está presente no planeta desde a última glaciação, que começou há mais de um milhão e quinhentos mil anos. Esta planta já ocupou uma vasta área equivalente a duzentos mil quilômetros quadrados predominando no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e com manchas no sul de Minas gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Campos do Jordão é um município do estado de São Paulo, localizado na Serra da Mantiqueira, a uma altitude de 1 628 m, sendo o mais alto município brasileiro (altitude da sede, onde está localizada a prefeitura).

Essa cidade, é o último local, onde as Araucárias aparecem de forma natural, na Latitude de 22° 44’ 22” S.

A Araucária é uma espécie resistente, pertence à família da Araucariáceas e originária do Sul do Brasil. Só pode existir junto às terras altas dos planaltos e das serras em climas com temperaturas moderadas durante o ano. Suas características são: um tronco longo, podendo atingir mais de 50 metros de altura e seu fruto, a pinha, contém de 10 a 150 sementes, os famosos pinhões, que são muito nutritivos, servindo de alimento a aves, animais e ao homem.



O esquilo se alimenta dos pinhões e carrega a semente, plantando-a com a intenção de ter uma reserva de alimento e sem querer acaba ajudando na reprodução da árvore.

O homem com sua exploração indiscriminada da Araucária colocou-a na lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçada de extinção. Dos 20 milhões de hectares originalmente cobertos pela floresta de Araucária, restam atualmente, cerca de 2% dessa área.

A Araucária é um gênero de árvores Coníferas (pinheiro) na família Araucariáceas. Existem cerca de 19 espécies no gênero, com distribuições altamente separadas na Nova Caledônia (onde treze espécies são endêmicas), Ilha Norfolk, Sudeste da Austrália, Nova Guiné, Argentina, Chile, Sul e Sudeste do Brasil (no Brasil, a espécie é a Angustifólia)

A polpa do pinhão é formada basicamente de 57% de amido, sendo muito rica em vitaminas do complexo B, Cálcio, Fósforo e proteínas.



A época do pinhão brasileiro costuma ser de Abril até início de Agosto.

VOCÊ É DAQUELES QUE SÓ SABE COMER PINHÃO COZIDO? POIS EXPERIMENTE ESTAS RECEITAS FÁCEIS E INTERESSANTES COM O PINHÃO!


DICAS PARA COZINHAR CORRETAMENTE O PINHÃO

Cozinhar os pinhões na panela de pressão em bastante água, por no mínimo uma hora ou até que a casca se abra na ponta. Quando isso acontecer significa que o pinhão já estará pronto, é só espremer a parte mais gordinha e o pinhão sairá da casca facilmente.


Espaguete ao alho e óleo e pinhão





Ingredientes:

500 g de espaguete de grano duro
4 dentes de alho cortados em lâminas
250 g de pinhão cozido
½ xícara de salsinha picada
1 pimenta dedo de moça (opcional)
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer:


Cozinhar a massa em bastante água com sal até o ponto de “al dente”
Enquanto isso, cobrir o fundo de uma panela com azeite e dourar o alho, adicionar o pinhão já cozido picado em rodelas, deixar cozinhar mais um pouco, acrescentar a pimenta e no final quando a massa estiver cozida, jogar dentro do molho, mexer bem deixando pegar o gosto. Colocar a salsinha e uma concha da água onde cozinhou a massa.

Se tiver a panela Wok, a preparação ficará mais fácil.


RISOTO DE PINHÃO

Ingredientes:

200 g de arroz arbório
500 ml de caldo de legumes
1 xícara de vinho branco
100 g de pinhão cozido e cortado em lâminas
1 xícara de creme de leite fresco
100 g de manteiga
100 g de queijo tipo parmesão ralado

Modo de fazer:

Numa panela refogar a cebola na manteiga e flambar com o vinho. Acrescentar o arroz e deixar fritar um pouco, fazendo movimentos circulares. Adicionar o caldo de legumes até o arroz ficar ao dente. Juntar o pinhão cozido e laminado, o creme de leite e por cima o queijo ralado. Servir em seguida.


PAÇOCA DE PINHÃO

Ana Maria da Silva de Campos do Jordão me ensinou a fazer essa receita deliciosa com pinhão. Vale a pena conferir

Ingredientes

1 kg de cochão duro ou fraldinha (tem que ser uma carne que depois de cozida, desfia)
1 kg de pinhão cozido
2 cebolas picadas
800 g de farinha de milho flocada

Modo de fazer:

Fazer uma carne de panela bem temperada e cozida. Depois de pronta, desfiar.
Socar num pilão a carne desfiada com as cebolas e o pinhão. Adicionar aos poucos a farinha de milho, sem parar de socar até que tudo esteja bem misturado. Corrigir o sal.

Essa receita pode ser preparada com carne seca

Ingredientes:

500 g de carne seca
500 g de pinhão cozido
300 g de farinha de milho flocada
1 cebola picada

Modo de fazer:

Deixar a carne seca de molho em água, na geladeira para dessalgar (trocar a água de 3 a 4 vezes). Cozinhar em panela de pressão, desfiar e refogar com azeite, alho e cebola e outros temperos que preferir.
Socar a carne seca refogada num pilão com os pinhões, a cebola e aos poucos adicionar a farinha de milho. Socar muito bem até que tudo esteja bem misturado.

BOLO DE PINHÃO


foto


Ingredientes:

4 gemas
4 claras em neve
1 lata de leite condensado
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de manteiga
1 xícara (chá) de pinhão cozido e moído
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda:

200 g de açúcar
1 vidro de leite de coco
1 xícara de pinhão cozido e triturado

Modo de fazer:

Bater a manteiga até formar um creme. Adicionar as gemas, uma a uma, o leite condensado aos poucos, o sal e o pinhão moído. Mexer bem, juntar a farinha de trigo, o fermento e por último as claras em neve misturando delicadamente.
Despejar as massa em uma forma untada e enfarinhada e levar ao forno a 180°C por 30 minutos. Fazer o teste do palito.

Calda:

Misturar o açúcar ao leite de coco e levar ao fogo. Deixar ferver e juntar o pinhão cozido e triturado (tem de ficar em ponto de fio, escorrendo pela colher). Jogar sobre o bolo ainda quente.

BOLO RÁPIDO DE PINHÃO



foto

Ingredientes:

1 xícara (chá) de pinhão cozido e triturado
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
4 ovos inteiros
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Bater numa batedeira, em velocidade alta, todos os ingredientes. Colocar em uma forma untada e enfarinhada e levar ao forno a 180°C por 30 minutos. Fazer o teste do palito.

Se quiser, pode usar a calda da receita anterior que fica muito bom!

terça-feira, 3 de junho de 2008

BOLOS PREPARADOS COM O LIQUIDIFICADOR

foto




Continuando com o assunto: bolos, se você não tem muito tempo para prepará-los, utilize o liquidificador. Você fará bolos práticos, diferentes, deliciosos e em pouco tempo!

BOLO DE CENOURA




Ingredientes
:

2 cenouras grandes descascadas e cortadas em pedaços
1 xícara (chá) de óleo
4 ovos inteiros
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Colocar no liquidificador as cenouras, o óleo e os ovos, bater bem, adicionar o açúcar e continuar batendo para misturar bem. Desligar o liquidificador e juntar aos poucos o fermento e a farinha peneirados, misturar levemente. Despejar a massa numa forma de buraco no meio ou retangular, untada e enfarinhada e levar ao forno a 180°C por aproximadamente 45 minutos. Fazer o teste do palito.

Desenformar ainda morno e jogar por cima um brigadeiro mole ou uma cobertura preparada com uma barra de chocolate derretida em 200 g de creme de leite. (derreter em banho Maria).


BOLO COCA COLA

Ingredientes:

3 ovos inteiros
1 copo de coca cola (copo de requeijão)
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xicaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Misturar todos os ingredientes, menos a farinha e o fermento, bater bem no liquidificador. Desligar a adicionar misturando levemente o fermento e a farinha. Despejar a massa numa forma redonda, untada e enfarinhada e levar ao forno a 180°C por mais ou menos 40 minutos. Fazer o teste do palito

Desenformar ainda morno e jogar por cima uma mistura feita com os seguintes ingredientes:
½ lata de leite condensado
½ vidro de leite de coco
Salpicar por cima coco ralado a gosto.


BOLO DE CERVEJA PRETA

Ingredientes:

200 g de manteiga
4 gemas
4 claras em neve
½ kg de açúcar
½ kg de farinha de trigo
1 ½ copo de cerveja preta
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de fazer:

Aquecer o forno.
Misturar no liquidificador os seguintes ingredientes: as gemas, a manteiga, o açúcar, e a canela. Bater muito bem. Adicionar a farinha, o suco de limão e a cerveja, por último acrescentar o fermento e as claras em neve. Despejar a massa em uma forma untada e enfarinhada, levar ao forno quente, por aproximadamente 45 minutos. Fazer o teste do palito.


BOLO DE IOGURTE



Ingredientes:

4 ovos inteiros
1 copo de iogurte natural
1 copo de óleo
2 xícaras de açúcar
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Bater no liquidificador todos os ingredientes menos a farinha e o fermento que devem ser misturados no final. Despejar a massa numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno a 180°C por mais ou menos 45 minutos. Fazer o teste do palito.


BOLO DE LARANJA INTEIRA

foto

Ingredientes:

1 laranja bem lavada e cortada e 4 gomos, sem sementes e sem o miolo branco
4 ovos inteiros
½ copo de óleo
½ copo de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Aquecer o forno.
Bater no liquidificador os gomos de laranja, os ovos, o óleo e o leite. Bater muito bem até obter uma mistura homogênea. Desligar o liquidificador e adicionar mexendo levemente a farinha e o fermento. Despejar a massa em uma forma untada e enfarinhada e levar ao forno quente até dourar. Fazer o teste do palito.

BOLO DE CENOURA E LARANJA LIMA

Ingredientes
:

1 laranja lima sem sementes, sem casca e sem bagaço, cortada em pedaços
2 cenouras pequenas em pedaços
2 ovos inteiros
½ xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (café) de fermento em pó

Modo de fazer:

Aquecer o forno.
Bater no liquidificador, as cenouras, a laranja, os ovos, o óleo e o açúcar. Desligar e adicionar mexendo levemente a farinha e o fermento. Despejar a massa em uma forma de buraco no meio, untada e enfarinhada. Levar ao forno quente por 30 minutos. Fazer o teste do palito.

BOLO DE TANGERINA


foto


Ingredientes:

4 tangerinas descascadas e cortadas em pedaços
4 ovos inteiros
1 xícara de azeite
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Aquecer o forno
Bater no liquidificador, as tangerinas, o azeite, os ovos e o açúcar. Desligar e acrescentar mexendo levemente a farinha e o fermento. Despejar a massa em uma forma com buraco no centro, untada e enfarinhada e levar ao forno quente por aproximadamente 40 minutos. Fazer o teste do palito.
Após desenformar jogar por cima uma calda preparada com: ½ xícara (chá) de suco de tangerina e ½ xícara (chá) de açúcar que deve ferver até ficar uma calda grossa. Regar por cima do bolo ainda quente.

BOLO DE AMEIXA PRETA



Ingredientes:

1 vidro de leite de coco
4 ovos inteiros
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
250 g de manteiga
250 g de ameixa preta sem caroço
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Aquecer o forno.
Bater no liquidificador tordos os ingredientes menos a farinha e o fermento que devem ser misturados levemente. Despejar a massa em uma forma untada e enfarinhada e levar ao forno quente por aproximadamente 45 minutos. Fazer o teste do palito.


BOLO DE BANANA

Neste bolo não vai ovos.

Ingredientes:

2 colheres (Sopa) de manteiga ou margarina
1 xícara (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ½ xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
6 bananas prata ou nanica cortadas em tiras

Modo de fazer:

Aquecer o forno.
Bater no liquidificador todos os ingredientes menos a farinha e o fermento, que devem ser colocados no final com o liquidificador desligado. Despejar a massa numa forma de fundo removível, untada e enfarinhada. Por cima colocar as bananas e polvilhar com açúcar e canela. Levar ao forno quente por 45 minutos. Fazer o teste do palito.
Desenformar ainda morno.