segunda-feira, 28 de julho de 2008

SOBREMESAS DA FELICIDADE



Você quer comer doce e não pode? Por ser diabético ou para manter a forma ou por qualquer outra razão? Especialmente durante o inverno quando nosso organismo parece precisar de doce? Então seus problemas acabaram!.

Veja que sugestões fáceis, gostosas e com baixíssimas calorias! Não tenha remorsos, coma sem medo de ser feliz! Faça sucesso com essas receitas incríveis!!!

MAÇÃ DA FELICIDADE



Ingredientes:

1 kg de maçãs vermelhas (da Mônica ou similar)
1 pacote de gelatina diet de morango ou framboesa
1 copo de água (copo de requeijão)
1 pau de canela e alguns cravos da Índia (opcional)

Modo de fazer:

Lavar as maçãs e descascar (pode deixá-las inteiras ou cortá-las em metades)
Colocar as maçãs no fundo da panela de pressão, espalhar a gelatina em cima das maçãs e adicionar a água e a canela. Tampar a panela e quando começar a pressão, contar um minuto e meio, desligar e esperar a panela perder a pressão. Retirar as maçãs e colocar em uma taça ou tigela com o caldo e levar à geladeira.

Essa receita poderá ser feita também com maçãs verdes. Para isso, utilizar gelatina de limão ou de maçã verde.

ALGUMAS VARIAÇÕES
:

ABACAXI DA FELICIDADE





Ingredientes
:

1 abacaxi descascado
1 pacote de gelatina diet de abacaxi
1 copo de água
Cravos da Índia

Modo de fazer:

Cortar o abacaxi em rodelas com um dedo de espessura. Colocar na panela de pressão, polvilhar a gelatina e adicionar a água. Tampar e levar ao fogo. Quando começar a apitar, contar um minuto e meio e desligar o fogo. Esperar a panela perder a pressão. Retirar o abacaxi com o caldo, colocar numa tigela e levar à geladeira.

PÊRA DA FELICIDADE




Ingredientes:

1 kg de pêras bem firmes
1 pacote de gelatina diet de uva
1 copo de água
1 pau de canela

Modo de fazer:

Descascar as pêras deixando-as inteiras ou em metades, colocar na panela de pressão, polvilhar com a gelatina, adicionar a água e o pau de canela. Tampar a panela, levar ao fogo e quando começar a apitar, contar um minuto e meio e desligar o fogo. Esperar a panela perder a pressão, retirar as pêras com o caldo, colocar em uma taça ou tigela e levar à geladeira.

Essas sobremesas podem ser servidas com creme de leite desnatado ou com sorvete de creme diet. Bom proveito!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

É TEMPO DE MORANGO!




foto


De Julho a Novembro acontece a safra do morango, e como todos os anos, nada melhor que saborearmos delícias feitas com essa frutinha tão simpática e gostosa!

Morango, em português
Fraise, em francês
Fresa, em espanhol
Fragola, em italiano
Strawberry, em inglês


“Formato de coração,
vestido com a intensidade do vermelho,
textura macia e aroma silvestre,
transmite ao paladar um tanto de agridoce,
o morango, considerado a fruta da Deusa Vênus,
é com certeza a fruta dos românticos!”

O morango é o fruto de uma planta da família Rosáceae, a mesma das rosas, das maçãs, das peras e das cerejas. É uma planta nativa da zona temperada da Europa, mas que hoje em dia é cultivada com sucesso em grande parte do mundo.

Curiosamente a parte que comemos não é o fruto, mas o resultado do inchaço dos talos da planta. O fruto verdadeiro é a semente amarela que fica incrustada na superfície da parte carnosa. Isso é o que dizem os botânicos, mas para nós o morango é uma frutinha muito bonitinha e interessante! Fruto carnoso, suculento, de sabor levemente ácido, contém várias substâncias essenciais para o organismo, como o Potássio, o Sódio o Fósforo e o Cálcio, responsáveis pelo metabolismo e pelo movimento muscular cardíaco. É rico também em vitamina C, poderoso antioxidante que parece diminuir no organismo os efeitos nocivos dos radicais livres que intensificam o envelhecimento. Tem propriedades diuréticas e antiinflamatórias. E tudo com uma carga calórica mínima! Cada 100 g de morangos equivalem a 39 Kcal.



Apesar de começarem a ser cultivados pelos romanos em 200 a.C, os morangos eram raros, pois sua produção era difícil. O jardineiro de Luis XIV, o Rei Sol, cultivava morangos nos jardins de Versalhes. Seu cultivo passou a ser popular no século XVIII e mais de 600 espécies foram desenvolvidas.

Na verdade o consumo popularizou-se só com o surgimento de uma espécie, de fácil reprodução e cultivo, na realidade um híbrido: os morangos consumidos atualmente (Fragaria Ananassa) surgiram de um cruzamento casual entre duas espécies americanas levadas à região de Brest, na França. Foram o morango chileno (Chiloensis), nativo no lado do Pacífico Sul e Norte do continente americano e o Virginia (Fragara Virginiano), nativo no Leste dos Estados Unidos. A partir do aprimoramento das técnicas de cultivo surgiram inúmeras espécies.

Os morangos são muito versáteis na culinária. Servem tanto para serem consumidos “in natura”, como com açúcar, chantilly, banhados em vinho e em licores. Entram na preparação de sucos, saladas de frutas, sorvetes, iogurtes, pavês, tortas, cremes, bolos e tantas outras iguarias.



foto



Antes de utilizar os morangos, convém lavá-los cuidadosamente para eliminar eventuais impurezas. Deve-se limpá-los em água corrente e deixá-los de molho em água acidificada (limão ou vinagre) durante 15 minutos sem tirar as folhinhas, que devem ser eliminadas, após os morangos serem retirados da água em que ficaram de molho.

Os morangos por serem altamente sensíveis, não devem ser guardados por muito tempo, no máximo por três dias, na geladeira, sem serem lavados, pois a água favorece o apodrecimento.

SOBREMESA ROSADA

Ingredientes:

300 g de morangos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de vinho tinto
1 lata de creme de leite gelado e sem soro

Modo de fazer:

Limpar e lavar os morangos e deixar escorrer bem. Colocar em camadas numa terrina, alternando com açúcar. Cobrir tudo com o vinho tinto e deixar marinando na geladeira, por no mínimo 5 horas. Após esse tempo distribuir os morangos em 6 taças pequenas ou uma grande, regar com o caldo. Em cima acrescentar o creme de leite, bem gelado e sem soro.

MORANGOS MARINADOS


Ingredientes:

1 caixa de morangos
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico

Modo de fazer:

Limpar, lavar e fatiar os morangos em rodelas ou no sentido do comprimento. Colocar em uma travessa ou tigela e misturar o açúcar e o vinagre balsâmico. Levar à geladeira por no mínimo uma hora. Servir com sorvete de creme.

MORANGOS AO VINHO DO PORTO

Ingredientes:

250 g de morangos
½ xícara (chá) de vinho do Porto
¼ xícara (chá) de açúcar

Modo de fazer:

Cortar os morangos, depois de limpos e lavados, ao meio e colocar numa panela pequena com o vinho e o açúcar. Misturar tudo e levar ao fogo brando e deixar cozinhar até os morangos amolecerem. Retirar do fogo e servir quente com sorvete de creme ou de chocolate. Se preferir servir frio, também fica bom.


MORANGOS FLAMBADOS NA CACHAÇA




foto



Ingredientes:

1 caixa de morango
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de manteiga
1 cálice de cachaça
1 pitadinha de canela em pó

Modo de fazer:

Limpar e lavar os morangos. Deixar inteiros ou cortar em metades.
Colocar a manteiga numa frigideira e fritar rapidinho os morangos, adicionar o açúcar mascavo, mexer e deixar pegar bem o gosto. Jogar o cálice de cachaça e flambar.
Quando flambar, cuidado para não se queimar! Afastar a frigideira do fogo, pegar um pouco de cachaça com uma colher de sopa e passar pela chama. Voltar a colher, já em chamas, para a frigideira e colocar a panela no fogo novamente. Deixar flambar até que as chamas se apaguem. Adicionar uma pequena pitada de canela e servir quente sobre uma bola de sorvete de creme.

Essa receita pode ser preparada com bananas, procedendo da mesma forma, apenas aumentando a quantidade de canela. As bananas poderão ser usadas inteiras ou em metades ou em rodelas.


MORANGOS COM SUSPIROS


foto

Ingredientes:

2 caixas de morangos
500 ml de creme de leite fresco
200 g de suspiros pequenos
2 colheres (sopa) rasas de açúcar

Modo de fazer:

Limpar, lavar e secar os morangos.
Bater o creme de leite com o açúcar em ponto de chantilly.
Em uma travessa ou taça, colocar de forma alternada os morangos, os suspiros e o chantilly. Terminar com o chantilly e enfeitar com morangos e suspiros.



PAVÊ DE MORANGO




Ingredientes:

1 caixa de morangos lavados e fatiados
1 caixa de biscoito inglês (açúcar fino)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Suco de um limão
1 copo de água
½ copo de açúcar


Modo de fazer:

Misturar o leite condensado com o suco de limão e reservar.
Lavar, picar os morangos e deixar de molho em um copo de água e açúcar por 1 hora
Escorrer os morangos e molhar os biscoitos nesse caldo (se gostar, misturar ½ cálice de rum).
Misturar ao leite condensado com limão o creme de leite e mexer bem.
Forrar o fundo de uma travessa com os biscoitos e sobre eles colocar o creme. Enfeitar com morangos inteiros e levar à geladeira para gelar. Fazer de véspera.

PAVÊ DE MORANGO AOS DOIS CREMES





foto





Ingredientes:

1 caixa de morangos
1 pacote de bolacha maisena
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
1 lata de creme de leite
2 gemas
1 colher (sopa) de farinha de trigo
100 g de chocolate meio amargo ou 3 colheres (sopa) de chocolate em pó

Cobertura:
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
2 claras em neve


Modo de fazer:

Limpar, lavar os morangos e cortar em rodelas grossas e reservar.
Em uma panela, colocar o leite condensado, as gemas e a farinha dissolvida no leite. Levar ao fogo e mexer até engrossar, adicionar o creme de leite e retirar do fogo.
Dividir o creme em duas partes iguais. Em uma das partes misturar, enquanto estiver quente, o chocolate e mexer até derreter completamente.

Cobertura merengue:

Colocar numa panela o açúcar e a água, mexer e levar ao fogo e não mexer mais para não açucarar. Quando começar a borbulhar, retirar um pouco da calda com uma colher ou garfo, se um fio fino se formar e acompanhar os movimentos da mão, então está no ponto.
Enquanto isso, bater as claras em neve bem firme e colocar a calda em ponto de fio na clara em neve e continuar batendo até misturar tudo muito bem. O merengue está pronto.

No lugar do merengue pode-se utilizar chantilly, (eu acho o merengue mais gostoso).

Montagem:

Em uma taça ou travessa despejar o creme branco, colocar uma camada de bolachas, parte dos morangos. Espalhar o creme de chocolate, mais uma camada de bolachas, o restante dos morangos e por último cobrir tudo com o merengue. Enfeitar com alguns morangos inteiros e levar à geladeira. Fazer de véspera.


TORTA DE MORANGO

Minha amiga Thais Pincherli prepara uma torta de morango, divina, muito fácil de fazer e que é a preferida da minha filha Mariana.







Vamos à receita!

Ingredientes da geléia:

2 caixas de morangos
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de fazer:

Colocar em uma panela os morangos inteiros com o açúcar e levar ao fogo para cozinhar até ficar com a consistência de geléia. Reservar alguns morangos inteiros, os mais bonitos para enfeitar a torta.

Ingredientes da massa:

1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
2 gemas
1 colher (café) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
1 ½ tablete de margarina derretida (uso culinário)

Modo de fazer:

Misturar todos os ingredientes com as mãos e forrar uma forma de fundo removível (o fundo e as laterais). Furar a massa do fundo com o garfo e levar ao forno quente, para assar, por cerca de 10 minutos. (não precisa untar)

Ingredientes do creme:

1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
2 gemas
2 colheres (sopa) rasas de amido de milho (maisena)

Modo de fazer:

Em uma panela colocar todos os ingredientes e levar ao fogo mexendo sempre até engrossar.

Montagem:

Colocar sobre a massa já assada o creme, a geléia por cima, cobrindo tudo. Enfeitar com morangos frescos. Levar à geladeira e depois de bem gelada, desenformar e servir.




QUANDO OS MORANGOS JÁ ESTIVEREM ESCASSOS OU MUITO CAROS, QUE TAL PREPARAR UM SABOROSO E DIFERENTE:

FALSO PAVÊ DE MORANGO

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
Suco de um limão
1 copo de iogurte sabor morango
200 g de queijo creem cheese
1 lata de creme de leite
1 caixa de biscoito inglês (açúcar fino)
1 cálice de licor de frutas silvestres ou rum (opcional)
1 xícara (chá) de leite

Modo de fazer:

Misturar o leite condensado com o suco de um limão e reservar.
Misturar o queijo creem cheese com o copo de iogurte e o creme de leite, misturar tudo muito bem e adicionar o leite condensado que ficou reservado.
Embeber os biscoitos no leite misturado com o licor (caso não queira utilizar o licor, passe os biscoitos apenas no leite).

Montagem:

Em uma taça ou travessa forrar o fundo com os biscoitos, despejar o creme por cima, enfeitar a gosto e levar à geladeira. Fazer de véspera.

domingo, 13 de julho de 2008

VARIAÇÕES DO BOLO NA CANECA

Você gostou do bolo de chocolate na caneca?

Então aproveite as férias e prove essas sugestões enviadas pela minha amiga Thais Pincherle.

São rápidas, práticas e deliciosas. Cada receita rende uma unidade. Eu acho essa medida grande para uma pessoa, você pode fazer essa receita em duas xícaras de chá ou em quatro xícaras de café.


BOLO DE FUBÁ COM GOIABADA

Ingredientes:

1 ovo pequeno
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) rasas de fubá
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó

Cobertura:

2 colheres (sopa) de goiabada
1 colher (sopa) de água

Modo de fazer:

Colocar o ovo na caneca e bater com o garfo ou batedor. Acrescentar o óleo, o açúcar, o leite, o fubá e misturar. Colocar a farinha de trigo e o fermento, mexer até dar o ponto. Levar por três minutos no microondas em potência alta.

Cobertura: Picar a goiabada, juntar a água e levar ao microondas por um minuto. Espalhar sobre o bolo. Pode-se utilizar também geléia de goiaba.

A goiabada é opcional, você poderá colocar na massa do bolo um pouquinho de sementes de erva doce.



BOLO DE LARANJA




Ingredientes:

1 ovo pequeno
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) de suco de laranja
5 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó

Cobertura:

2 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro
3 colheres (chá) de suco de laranja

Modo de fazer:
Colocar o ovo na caneca e bater com o garfo ou batedor. Adicionar o óleo, o açúcar, o suco de laranja e misturar. Agregar a farinha, o fermento e misturar até uniformizar. Levar por três minutos ao microondas em potência alta.

Cobertura: Juntar os ingredientes, mexer e cobrir o bolo.



BOLO DE LIMÃO


Substituir o suco de laranja pelo de limão e proceder da mesma forma do bolo de laranja.




BOLO DE LEITE DE COCO






Ingredientes:

1 ovo pequeno
2 colheres (sopa) de leite de coco
2 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
5 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de coco ralado
1 colher (café) de fermento em pó


Cobertura:

2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
3 colheres (chá) de leite de coco
Coco ralado a gosto

Modo de fazer:

Despejar o ovo inteiro na caneca e bater. Em seguida, juntar o óleo, o açúcar, o leite de coco e misturar bem. Acrescentar a farinha, o fermento e mexer até a massa ficar uniforme. Levar por três minutos ao microondas na potência alta.

Cobertura: Misturar os ingredientes e cobrir o bolo. Polvilhar coco ralado.


Dicas importantes:

A caneca deve ter capacidade de 300 ml. Se for menor do que isso, você corre o risco de ver os ingredientes vazarem do recipiente ou utilizar duas xícaras de chá.

O material deve ser apropriado para uso em microondas. Cuidado com os plásticos, pois eles podem derreter, e com os metais, porque o eletrodoméstico corre o risco de pegar fogo.
Depois de preparar a receita, passar manteiga e polvilhar farinha em outra caneca ou nas xícaras e despejar a massa. Assim, o doce não gruda e não quebra ao desenformar (caso queira desenformar)

domingo, 6 de julho de 2008

BOLO NA CANECA




Nas tardes frias de inverno, nada mais prazeroso do que um chocolate quente ou um chazinho ou até um cafezinho, ainda mais se estiver acompanhado de um delicioso bolinho, principalmente se for facílimo de preparar, quase uma brincadeira! Brincadeira que poderá ser à dois, com as crianças ou com os amigos.

É uma divertida e interessante receita!

A brincadeira é que você bate os ingredientes com um garfo, na própria caneca que irá consumir e põe no microondas por apenas três minutos. A massa é mais mole que a de um bolo normal. É uma receita surpreendente e se você achar que a porção é grande para uma pessoa, sugiro dividir a massa em duas xícaras de chá. Eu fiz das duas formas e achei que na xícara de chá ficou melhor!
Uma receita = uma caneca ou 2 xícaras de chá ou 4 xícaras de café.

DICAS IMPORTANTES

A receita é fácil e simples, porém alguns itens são importantes para que o resultado seja bom, como:

1) A caneca deve ter capacidade de 300 ml ou duas xícaras de chá ou 4 xícaras de café.
2) Respeitar a quantidade exata dos ingredientes.
3) A medida da colher é sempre rasa. Quando for colocar uma colher de sopa rasa de algum ingrediente fazer da seguinte maneira: encher a colher com o ingrediente e depois, com as costas de uma faca, raspar a borda da colher retirando o excesso.
4) Você poderá servir esse bolinho quente, com coberturas ou acompanhado de sorvete (de creme fica muito bom) como se fosse um “petit gateau”.



BOLO NA CANECA

Ingredientes:

1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
1 colher (café) rasa de fermento em pó

Modo de fazer:

Colocar o ovo na caneca e bater com um garfo ou batedor, adicionar o açúcar, continuar batendo, o leite, a farinha de trigo e o chocolate. Bater sempre a cada ingrediente acrescentado. Por último juntar o fermento e mexer. Levar ao microondas na potência alta por 3 minutos. Deixar repousar dentro do forno mais um minuto. Retirar e está pronto para ser saboreado.
Sugiro colocar alguma calda que poderá ser preparada da seguinte forma:

Calda de chocolate

2 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) rasa de manteiga
2 colheres (sopa) rasas de açúcar
3 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó ou tabletes de chocolate meio amargo ou ao leite.

Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo mexendo sempre por 3 minutos. Despejar no bolinho ainda quente.
Essa calda poderá ser preparada inclusive no microondas, na potência alta por um minuto.



Poderá utilizar também, qualquer geléia que você tenha em casa, sempre de frutas vermelhas como:
Morango, cereja, amora ou de framboesa.

Caso não tenha nenhuma geléia em casa, pode preparar pegando um punhado de morangos fatiados, uma colher rasa de açúcar e algumas gotas de limão. Misturar tudo e levar ao microondas por alguns minutos na potência alta.