domingo, 24 de agosto de 2008

QUINDIM, UM DOCE BRASILEIRÍSSIMO


Porém, de ascendência portuguesa (os ovos) e africana (o coco).

A doçaria portuguesa é feita basicamente de ovos, açúcar e amêndoas. Ao chegar ao Brasil saiu a amêndoa, difícil de encontrar por aqui, e entrou o coco, dando origem ao tão popular e apreciadíssimo quindim.

O coco é originário da Índia. O coqueiro primeiro chegou à África e depois veio para o Brasil. Aqui se instalou na orla marítima e tornou-se um ingrediente indispensável no preparo de quitutes afro-brasileiros.


+




=




A origem dos deliciosos doces portugueses, feitos em sua maioria de gemas de ovos, está nos conventos, onde as freiras utilizavam as claras dos ovos para engomar os seus hábitos, e na tentativa de dar alguma utilidade às gemas, criaram doces fantásticos que muitos, ao chegarem ao Brasil sofreram transformações incorporando ingredientes encontrados por aqui e resultando iguarias magníficas, como o quindim.

O nome Quindim é de origem africana que significa dengo, encanto.

Experimente você também, preparar esse encanto e não tenha medo de ser feliz, pelo menos por alguns instantes!

Dicas para preparar um bom quindim:

1) Quebrar os ovos, um a um, em um recipiente, verificando se estão frescos, antes de adicioná-los à receita. Isso evitará que um ovo estragado inutilize todos os outros.

2) A forma deverá ser untada com manteiga e polvilhada com açúcar.

3) O quindim deverá ser sempre assado em banho maria e em forno preaquecido a 180°C, (utilizar água fervente na assadeira).

4) Desenformar o quindim morno, pois quente quebra e frio é muito difícil de soltar.

5) Pode-se usar coco fresco ou desidratado. Ao usar o desidratado, recomenda-se misturá-lo com uma xícara de água morna e deixar repousar durante 10 minutos antes de ser acrescentado à receita.

A massa de coco e o creme de ovos se separam quando a qualidade do doce é superior.


QUINDIM

Ingredientes:

10 gemas de ovo
2 ovos inteiros
100 g de manteiga sem sal ou margarina
200 ml de leite de coco
400 g de açúcar
100 g de coco fresco
1 colher(sopa) de essência de baunilha

Modo de fazer:

Aquecer o forno a 180°C.
Misturar todos os ingredientes muito bem e depois bater tudo na batedeira por cerca de 10 minutos. Colocar o creme em forminhas ou forma de buraco no meio untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Levar ao forno coberto com papel alumínio e assar durante 45 minutos.
Desenformar morno.

A minha amiga Ana Maria Comodo faz um quindim fácil e muito gostoso. Vamos à receita!

QUINDIM DA ANA MARIA




Ingredientes:

6 gemas
2 ovos inteiros
2 copos (americanos) de açúcar
1 coco ralado ou 100 g de coco desidratado
1 colher (sopa) de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de água de coco
1 colher (café) de baunilha
1 pitada de sal

Modo de fazer:

Aquecer o forno a 180°C.
Misturar os ovos inteiros com a manteiga derretida e o açúcar, mexer até obter um creme, a seguir adicionar as gemas, o coco, a água de coco, a baunilha e a pitada de sal. Mexer tudo muito bem, despejar em uma forma de pudim ou redonda untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Levar ao forno preaquecido a 180°C, em banho Maria, por cerca de 45 minutos. Utilizar água fervente na assadeira. Desenformar morno.


QUINDIM DE LIQUIDIFICADOR





Ingredientes:

5 ovos inteiros
5 gemas de ovo
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
400 g de açúcar
100 g de coco fresco ralado

Modo de fazer:


Aquecer o forno a 180°C.
Colocar todos os ingredientes, menos o coco no liquidificador e bater tudo muito bem. Desligar e adicionar o coco mexendo bem. Despejar a massa em forminhas ou forma normal untada com manteiga e polvilhada com açúcar, levar ao forno em banho Maria por cerca de 45 minutos até que o quindim ficar firme e levemente dourado.
Esperar amornar e desenformar.


QUINDIM SIMPLIFICADO




Ingredientes:

6 ovos inteiros
2 xícaras (chá) de açúcar
100 g de coco desidratado

Modo de fazer:

Deixar o coco hidratando em 1 xícara de água morna por 10 minutos.
Aquecer o forno a 180°C.
Em uma tigela colocar os ovos e bater com um garfo ou batedor (fouet) até que as claras e as gemas fiquem bem misturadas. Adicionar o açúcar e mexer bem até dissolver completamente e por fim acrescentar o coco, misturar e despejar em uma forma untada e polvilhada com açúcar. Levar ao forno em banho Maria, por cerca de 45 minutos até estar firme e levemente dourado. Esperar amornar e desenformar.



O QUE FAZER COM AS CLARAS?


Que tal um delicioso e suave pudim de claras? Aquela sobremesa que de tão leve desmancha na boca!

Doce criado exatamente com as sobras das claras, assim como também, os suspiros e as diversas variações de merengues.

PUDIM DE CLARAS




Ingredientes:

Para cada clara, utilizam-se 2 colheres (sopa) de açúcar
Por ex: 10 claras – 20 colheres de açúcar
6 claras – 12 colheres de açúcar
5 claras – 10 colheres de açúcar

Modo de fazer:

Bater na batedeira as claras até o ponto neve. Adicionar aos poucos o açúcar, sem parar de bater até obter um suspiro firme. Se gostar, podem-se adicionar raspas de limão.

Transferir o suspiro para uma forma caramelada.

CARAMELO

Ingredientes:

1 copo de açúcar
½ copo de água

Modo de fazer:

Colocar o açúcar em uma panela e levar ao fogo. Deixar derreter para formar o caramelo. Não mexer no início, apenas quando começar a aparecer nas laterais o açúcar derretido, aí mexer até o final, procurando deixar o caramelo bem homogêneo. Depois de tudo bem derretido, colocar a água e manter a panela no fogo para fazer a calda.

O ponto ideal é uma calda cremosa, mas não muito grossa.
Despejar a calda na forma de pudim e caramelar todas as laterais e o fundo, deixando toda a forma bem coberta com o caramelo.

Quando a forma estiver devidamente caramelada, colocar o suspiro enchendo apenas ¾ da altura da assadeira. Cuidado para não encher até a borda.
Pegar a forma e colocar dento de outra assadeira maior já com água fervente, pois o pudim deverá assar em banho Maria em forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 a 35 minutos. O pudim deverá ficar dourado por cima.

Retirar do forno e deixar amornar para ser desenformado com êxito, pois se ainda estiver quente, poderá quebrar e se estiver frio, poderá não soltar da forma.

O pudim de clara, quando esfria, sempre murcha um pouquinho, mas não deve ficar abaixo do nível da forma.

Colocar um prato por cima da forma e virar de uma vez. Levantar a forma delicadamente para o pudim se soltar aos poucos. Levar à geladeira para gelar.

VARIEDADES DE CALDAS QUE PODEM ACOMPANHAR O PUDIM DE CLARAS

A minha amiga Christine Carvalho, costuma servir o pudim de claras com a seguinte cobertura que fica maravilhosa!

CALDA DA CHRIS


Ingredientes:

½ ml de leite
3 gemas
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de amido de milho
Essência de baunilha

Modo de fazer:

Bater as gemas com o açúcar até ficar uma gemada clara e leve, perfumar com gotas de baunilha.
Reservar ½ xícara de leite e levar o restante para ferver.
Dissolver o amido de milho na xícara de leite e despejar ao leite fervente, mexer bem até engrossar. Retirar do fogo e despejar a mistura sobre a gemada mexendo bem. Colocar em uma molheira. Deixar gelar e servir com o pudim.


CALDA DE CHOCOLATE




Ingredientes:

150 g de chocolate ao leite picado
150 g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite com soro
3 colheres (sopa) de licor de cacau
1 colher (chá) de baunilha

Modo de fazer:

Em uma tigela colocar o chocolate e o creme de leite. Levar ao microondas na potência alta por cerca de 1 minuto e meio. Depois, mexer bem até dissolver todo o chocolate e ficar cremoso. Acrescentar o licor de cacau, a essência e misturar bem.

Essa calda é um molho mais ralo que ficará mais encorpado quando estiver frio.

Atenção: Se fizer a calda de chocolate para acompanhar o pudim de claras, não caramelar a forma, apenas untar com manteiga e polvilhar com açúcar.


CALDA DE MORANGO




Ingredientes:

1 caixa de morangos
2 colheres (sopa) de açúcar
4 anises estrelados ou gotas de limão

Modo de fazer:

Lavar os morangos e cortar ao meio, levar ao fogo com o açúcar e o anis ou gotas de limão. Deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 minutos ou até a calda encorpar um pouco. Retirar do fogo e levar para gelar.

Atenção: com essa calda, não se deve caramelizar a forma do pudim de claras, apenas untar a forma com manteiga e polvilhar com açúcar.

domingo, 17 de agosto de 2008

TORTILHAS ESPANHOLAS



Quando ouvimos falar em paellas e tortillas, logo nos vem à cabeça a Espanha. A tortilla de patatas e a paella são pratos típicos que representam a rica gastronomia espanhola e seus ingredientes variam conforme a região do país.

A tortilla de patatas ( tortilha de batata) encanta pela sua rusticidade e versatilidade. De preparo simples e gosto extraordinário, chega a ser sublime! É uma das riquezas da culinária caseira espanhola.


A legítima Tortillas de Patatas é feita unicamente de ovos, batatas, azeite de oliva, cebolas e sal, mas conforme a região da Espanha, desenvolveram-se muitas variações: com pimentões, abobrinhas (calabacines), berinjelas, cogumelos, presunto cru, camarões, aspargos e tantos outros ingredientes que combinam com ovos.

A tortilla pode ser saboreada quente, fria ou da forma mais tradicional, morna. É degustada no café da manhã, no lanche, no almoço, no jantar, ou como “tapa”(aperitivo).

Tortilha à moda de Barcelona, servida como "tapa", aperitivo, acompanhada de pão com tomate.

Quando pronta, ela deve ficar macia e úmida, deve-se despejar num prato e deixar descansar até ela amornar para ser consumida. Acompanhada de uma salada de tomates ou verde é uma refeição completa.

Para o preparo da tortilla costuma-se fazer o seguinte cálculo:
Para cada pessoa utiliza-se aproximadamente: 100 a 150 g de batatas, 1 ovo médio, 50 g de cebola, sal e azeite a gosto.



TORTILLA DE PATATAS





Ingredientes:

500 g de batatas
1 cebola média
5 ovos frescos
Azeite e sal

Modo de fazer:

Cortar as batatas e as cebolas em meias rodelas finas. Colocar azeite em uma frigideira antiaderente até cobrir bem o fundo, levar ao fogo e quando estiver quente colocar as batatas e as cebolas, adicionar uma pitada de sal, tampar e deixar refogar. Quando as batatas estiverem macias e levemente douradas, retirar do fogo, escorrer bem e reservar.
Em uma tigela bater os ovos com um garfo ou um batedor (fouet), adicionar uma pitada de sal e misturar com as batatas e as cebolas já refogadas. Misturar tudo muito bem.

Voltar a frigideira no fogo, verificar se está com azeite, uma leve camada, deixar aquecer e colocar a mistura, mover com movimentos circulares para que a tortilla dance na frigideira e não grude no fundo. Deixar fritar bem de um lado até as bordas começarem a dourar, colocar um prato maior que a frigideira e virar a tortilla e com cuidado despejar na frigideira para cozinhar o outro lado, por cerca de um a dois minutos, com um garfo empurrar as bordas para dentro para ficar redondinha e gordinha. Retirar do fogo, colocar em um prato de servir e deixar amornar.



Etapas da preparação da tortilha

TORTILLA DE CALABACIN (ABOBRINHA)





Ingredientes:

2 abobrinhas médias
5 ovos frescos
1 cebola média
1 dente de alho
Azeite e sal

Modo de fazer:

Cortar as abobrinhas e a cebola em meias rodelas finas e picar o alho. Colocar azeite em uma frigideira antiaderente até cobrir bem o fundo, levar ao fogo e quando estiver quente colocar as abobrinhas, a cebola e o alho, adicionar uma pitada de sal, tampar e deixar refogar. Quando as abobrinhas estiverem macias, retirar do fogo, escorrer bem e reservar.
Em uma tigela bater os ovos com um garfo ou um batedor (fouet), adicionar uma pitada de sal e misturar com as abobrinhas, a cebola e o alho já refogados. Misturar tudo muito bem.

Proceder da mesma forma que a tortilha de batata.

Essa tortilla pode ser temperada com cebola e alho ou apenas com alho, fica a gosto de cada um.


TORTILHA DE COGUMELOS




Para essa receita você poderá usar: champignon, chitaque (japonês), cogumelo Paris ou cogumelos mistos. Poderá utilizar também, junto com os cogumelos, pimentão vermelho ou amarelo picado ou em tirinhas.

Ingredientes:

250 g de cogumelos
5 ovos frescos
3 dentes de alho
1 colher (sopa) de salsinha picada
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer:

Cortar os cogumelos em fatias e picar o alho.
Levar uma frigideira antiaderente ao fogo e quando estiver bem quente cobrir o fundo com azeite, dourar o alho e adicionar os cogumelos, juntar uma pitada de sal e quando estiverem macios, retirar da frigideira, escorrer bem o azeite e reservar.

Em uma tigela bater muito bem os ovos, adicionar uma pitada de sal, a salsinha picada, misturar os cogumelos cozidos.

Voltar a frigideira no fogo, verificar se está com azeite, uma leve camada, deixar aquecer e colocar a mistura, mover com movimentos circulares para que a tortilla dance na frigideira e não grude no fundo. Deixar fritar bem de um lado até as bordas começarem a dourar, colocar um prato maior que a frigideira e virar a tortilla e com cuidado despejar na frigideira para cozinhar o outro lado, por cerca de um a dois minutos, com um garfo empurrar as bordas para dentro para ficar redondinha e gordinha. Retirar do fogo, colocar em um prato de servir e deixar amornar.

domingo, 10 de agosto de 2008

Variações com ovos




SPAGHETTI ALLA CARBONARA




Receita tradicional italiana de massa. Prato simples de fácil preparo, com ingredientes baratos, fáceis de serem encontrados e que se combinam perfeitamente tanto no sabor quanto no aroma.

Dependendo da região da Itália e de quem cozinha, esse molho Carbonara sofre pequenas variações: alguns preferem preparar com toucinho da barriga do porco que é a pancetta, outros com um bacon preparado com a carne das bochechas do animal que é o guanciale e outros acham que o toucinho defumado dá mais sabor ao prato. Quanto aos ovos alguns são da opinião que se devem usar apenas as gemas e outros os ovos inteiros.

Certos cozinheiros, para arrepio de outros, acrescentam creme de leite. Eu particularmente prefiro não utilizar.

A massa pode ser espaguete ou talharim

Ingredientes
:

500 g de espaguete de grano duro
3 colheres (sopa) de azeite
150 g de bacon ou pancetta
4 ovos
2 colheres (sopa) de queijo pecorino ou parmesão ralado

Modo de fazer:

Cozinhar o espaguete em água fervente e sal até o ponto “al dente”
Enquanto isso, preparar o molho.
Bater os ovos, juntar o queijo ralado e continuar batendo muito bem.
Numa frigideira ou panela Wok, colocar o azeite e dourar o bacon até ficar crocante.
Quando o espaguete estiver cozido, despejar a massa na panela ou frigideira com uma concha da água do cozimento. Mexer bem, desligar o fogo e adicionar os ovos batidos com o queijo ralado, misturar bem e servir logo em seguida. Polvilhar queijo parmesão ralado a gosto.

Atenção:

Cuidado para não cozinhar os ovos, pois não se trata de espaguete com ovos mexidos.
Os ovos, por serem utilizados crus, deverão ser muito frescos.


STRACCIATELA ALLA ROMANA (SOPA DE OVO)



Prato muito leve e saboroso!

Ingredientes:

1 litro de caldo de galinha ou carne ou de legumes
(pode ser feito também com 1 litro de água e um cubo de caldo de carne ou de frango ou de legumes)
1 cebola cortada em pedaços
2 tomates cortados em pedaços
4 ovos batidos
1 xícara de queijo parmesão ralado
½ xícara de cheiro verde picado
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

Numa panela, colocar o caldo, a cebola, os tomates e cheiro verde. Levar ao fogo e deixar ferver por 15 minutos. Passar por uma peneira e voltar ao fogo. Quando ferver, juntar os ovos levemente batidos com o queijo ralado, deixando-os cair em fio sobre o caldo. Ferver por mais dois minutos, acrescentar um fio de azeite e o sal, misturar e servir em seguida com mais queijo ralado ou ricota defumada temperada ralada no ralo grosso.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Ovo: um ingrediente indispensável na cozinha!




foto

O ovo é sem dúvida um dos ingredientes mais versáteis e indispensáveis na cozinha.
Repare que está sempre presente na sua lista de compras, pois não pode faltar na geladeira de forma alguma.






Sabe por quê?

Devido a sua capacidade de engrossar, aerar e emulsificar inúmeras receitas, não podendo faltar nas massas, nas tortas, nos bolos, em muitos pães, biscoitos, mousses, pudins, cremes, recheios e tantas outras preparações.

OVO, CULPADO OU INOCENTE?

Nas últimas quatro décadas o ovo foi um alimento apontado como inimigo do coração, devido ao colesterol presente no alimento. Foi acusado, julgado e condenado e por isso banido do cardápio, deixando uma grande saudade dos ovos fritos, das omeletes saborosas e dos deliciosos ovos mexidos no café da manhã! Enfim, foi considerado um mau alimento.

Estudos científicos mais modernos comprovaram que doenças cardiovasculares estão mais relacionadas com complicações hereditárias e maus hábitos alimentares, como ingerir gorduras saturadas, principalmente as trans, do que mesmo com os níveis de colesterol do ovo. Assim, outros estudos têm sugerido o consumo de pelo menos um ovo ao dia, podendo ser até dois, sem afetar a concentração de colesterol sanguíneo.
O problema está no forma de como se prepara o alimento e nos maus hábitos alimentares.

O ovo de galinha é notadamente reconhecido como alimento de alta qualidade nutricional, de acordo com a FAO, o ovo tem a melhor qualificação de todos os alimentos. Contém pouco carboidrato, 13% de proteína, 12% de gordura, uma média de 80 kcal (sendo 54 provenientes da gema e 16 da clara), é considerado uma boa fonte de gorduras insaturadas e de fácil assimilação. Tem vitaminas: A,B,E,K, sais minerais como: Ferro, Fósforo, Manganês, Potássio e Sódio e estão sendo descobertas quantidades significativas de Carotenóides e Colima.

Carotenóides é um grande grupo de pigmentos solúveis em gordura. Dão as cores: vermelha, laranja e amarela aos alimentos.

Colima é um componente dietético necessário para a função normal de todas as células.

Depois de tudo isso, vamos comer ovos! Claro, com bom senso!

Durante várias semanas postarei receitas simples e saborosas elaboradas com ovos. Bom apetite!!! Aprecie sem medo de ser feliz!!!


OVOS RECHEADOS

COM QUEIJO GORGONZOLA






Ingredientes:

4 ovos cozidos
4 colheres (sopa) de queijo gorgonzola
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado (salsa e cebolinha)
1 colher (chá) de alho desidratado
1 colher (sopa) de requeijão cremoso

Modo de fazer:

Cozinhar os ovos, passar por água fria e descascar. Cortar ao meio no sentido do comprimento. Retirar as gemas, misturar com os ingredientes e preencher as claras com a mistura. Levar à geladeira até a hora de servir. É uma boa entrada acompanhada de salada de tomates ou salada verde.

VARIAÇÃO DE RECHEIO

COM ATUM





Misturar uma lata de atum em pedaços com as gemas, cheiro verde picado, 2colheres de sopa de maionese e azeite.

COM PEITO DE PERÚ

Misturar as gemas com 4 fatias de peito de peru bem picadinhas, azeitonas verdes picadas, 2 colheres de sopa de maionese, azeite e orégano a gosto.

COM RICOTA E AZEITONAS PRETAS


Misturar as gemas com 4 colheres de sopa de ricota, 2 colheres de sopa de azeitonas pretas picadas, 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, azeite, 1 colher de sopa de maionese, sal e orégano a gosto.







OMELETE DE ALHO PORÓ






foto


DICA: ao fazer omeletes adicionar uma pitadinha de fermento em pó aos ovos batidos, assim, eles renderão mais e ficarão mais fofos.

Ingredientes
:

1 alho poró
3 colheres (sopa) de azeite
5 ovos
½ xícara (chá) se salsinha picada
1 xícara (chá) de queijo cottage ou minas ou mussarela
Sal e orégano a gosto

Modo de fazer:

Limpar e lavar a parte branca do alho poró cortar em rodelas finas.
Aquecer duas colheres de sopa de azeite e refogar o alho poró até murchar e reservar.
Na mesma frigideira colocar o restante do azeite e quando estiver quente acrescentar os ovos batidos com a salsinha, o sal e o orégano.
Deixar fritar bem até dourar as bordas, virar a omelete com cuidado e deixar fritar, adicionar em uma das metades o alho poró e o queijo. Dobrar cuidadosamente e deixar fritar de ambos os lados.


VARIAÇÃO DE RECHEIO

TOMATE E QUEIJO


3 colheres de azeite
5 ovos
2 tomates sem pele e sem sementes picados
4 fatias de mussarela ou queijo minas
1 colher (chá) de alho desidratado
Sal e orégano a gosto

Modo de fazer:

Aquecer duas colheres de azeite e adicionar os ovos batidos com o sal e o orégano.
Deixar fritar até dourar as bordas, virar a omelete e fritar o outro lado.
Temperar os tomates picados com o alho desidratado, um pouquinho de sal, o restante do azeite. Colocar em uma das metades da omelete, juntar as fatias de queijo, dobrar e deixar fritar dos dois lados.


Você poderá usar também como recheio:







Peito de peru com mussarela ou qualquer outro queijo.
Presunto e queijo.
Qualquer queijo e tomates picados com azeite, alho desidratado, sal e orégano.
Queijo cottage.
Ricota com espinafre (a verdura deverá ser refogada, no azeite e alho).



foto

Cogumelos refogados no azeite e alho (ou cebola).
Ervas finas.


PIZZA DE OMELETE




Ingredientes da omelete:

5 ovos
½ xícara de queijo ralado
½ xícara de cheiro verde picado
Uma pitada de sal
2 colheres de azeite

Recheio:

150 g de mussarela fatiada ou ralada
150 g de peito de peru fatiado
2 tomates sem pele cortado em rodelas finas
Orégano ou manjericão
Sal e azeite a gosto

Vários recheios podem ser utilizados nessa receita.

Modo de fazer:

Bater os ovos, adicionar o sal, o queijo e o cheiro verde. Colocar o azeite em uma frigideira antiaderente e quando estiver aquecido jogar os ovos batidos e fritar até as bordas começarem a dourar. Virar a omelete e deixar fritar o outro lado. Retirar da frigideira e colocar em uma travessa refratária redonda e por cima espalhar o recheio: os tomates fatiados temperados com sal, azeite e orégano ou manjericão, o peito de peru e a mussarela. Regar um fio de azeite sobre tudo e levar ao forno até derreter o queijo.

Servir acompanhada por uma salada de tomate ou salada verde.



PANQUECAS DE OMELETE RECHEADAS





Ingredientes
:

6 ovos
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 xícara de cheiro verde bem picado (salsa e cebolinha)
Fatias de mussarela
Fatias de peito de peru ou presunto
Sal a gosto
Molho de tomate

Modo de fazer:

Temperar os ovos com sal e misturar com o queijo ralado e o cheiro verde. Bater tudo muito bem até espumar. Untar uma frigideira pequena antiaderente com azeite e aquecer. Espalhar um pouco dos ovos cobrindo todo o fundo, levar ao fogo baixo e deixar até as beiradas se soltarem da frigideira. Então, virar a omelete com cuidado e fritar do outro lado, da mesma maneira. Retirar do fogo e repetir a operação com o restante dos ovos até terminar.

Quando as panquecas já estiverem prontas, rechear cada uma com fatias de queijo e peito de peru e enrolar. Colocar em uma travessa refatária, uma do lado da outra e cobrir tudo com um molho de tomate simples, (tomate fresco ou lata de tomate pelati)
Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno apenas para gratinar.

Servir com salada de tomate temperada com sal, azeite e manjericão ou orégano, ou salada
verde.