domingo, 19 de abril de 2009

ÊTA TREM BOM! O PAÕZINHO DE QUEIJO!


Aquele cheirinho delicioso e tentador que ninguém consegue resistir, ainda mais combinado com um cafezinho passado na hora! Uai, é mesmo um trem bom!

O pão de queijo é uma iguaria tipicamente mineira. Ninguém sabe ao certo a sua origem, acredita-se que a receita exista desde o século XVIII, embora tenha se tornado popular no Brasil a partir da década de 1950.

Inúmeras são as receitas, onde os ingredientes e o tipo do queijo variam muito, bem como o resultado final. O pão de queijo é feito à base de polvilho de mandioca, que pode ser azedo ou doce. Algumas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos.

O polvilho azedo provoca uma explosão e deformação no pão e é ele que faz o pãozinho crescer. Quando se usa só o azedo, o produto parece mais um biscoito, mais arredondado. O polvilho doce entra como neutralizador, faz parte da receita, mas não deixa crescer tanto quanto o azedo. A combinação dos dois é perfeita.

O tipo de queijo varia de acordo com a preferência ou disponiblidade. Os mais tradicionais são o queijo minas curado e o queijo minas padrão. O queijo dá o sabor típico do pão de queijo, daí seu nome.
foto

O pão de queijo conquistou o paladar dos brasileiros de norte a sul e agora o produto vem ganhando status de item de exportação, sendo comercializado para países como Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Alemanha, Itália, Espanha, França, Israel, Portugal e Japão, entre outros.

De todas as receitas, selecionei a do professor de gastronomia, Rogério Shimura, por ser mais fácil, prática e com um bom resultado. Experimente você vai gostar!
PÃO DE QUEIJO


foto

Ingredientes:

1 ½ xícara (chá) de polvilho doce
2 ½ xícara (chá) de polvilho azedo
1 1/2 xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de óleo
1 ovo
1 colher (café) de sal
250 g de queijo meia cura ralado
150 g de queijo parmesão ralado

Modo de fazer
:


Ferver o leite e misturar com o óleo.

Misturar o polvilho doce e o azedo com o sal e escaldar com o leite fervente.
Misturar bem com as mãos até esfriar. Adicionar o ovo, amassar, colocar os queijos e amassar tudo muito bem até ficar uma massa homogênea.

Fazer bolinhas do tamanho que desejar e assar em forno pré aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos.

Caso queira congelar, colocar as bolinhas em uma forma, levar ao freezer e quando estiverem congeladas, colocar em saquinhos.
Levar ao forno congeladas.

Minha amiga Eva Regina do Valle me enviou uma receita de pão de queijo frito que é uma delícia e que também pode ser assado.

PÃO DE QUEIJO FRITO



Ingredientes:

Massa:

- 3 ovos
- 1 copo (americano) + 2 colheres (sopa) de polvilho doce
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 400 g de queijo meia cura ralado

Sugestões de Recheios:

- 40 g de mussarela ralada fina temperada com ervas a gosto.

- 40 g queijo cream cheese temperado com orégano.

- 40 g de queijo cheddar ralado fino temperado com tomilho picado, sálvia picada, manjericão picado a gosto.

- 40 g de peito de peru picado ou presunto cozido picado.

Modo de fazer:

Numa vasilha, misturar: os ovos, o polvilho doce, o fermento em pó e o queijo meia cura ralado até formar uma massa homogênea.

Fazer bolinhas (com 1 colher de sobremesa - rasa de massa).

Abrir na palma da mão, rechear com 1 colher (café) do recheio desejado, fechar e fazer bolinhas novamente.

Fritar em óleo já aquecido até dourar ou assar em forno a 180°C por cerca de 20 minutos ou até dourar.

4 comentários:

Mariazita disse...

Querida Teresa
As fotos que vc colocou no post estão apetitosas demais!
Eu gosto imenso de pão de queijo, mas já tenho comido nalguns lugares que não é nada de especial.
Mas compro no supermercado uns pãezinhos congelados(penso que são mesmo brasileiros) depois é só assar no forno e fcam deliciosos!
Essas receitas parecem até bem fáceis. O problema é que não sei o que é polvilho. Nem se se haverá cá em Portugal.
Quando vc puder me explica, tá?
Mas não é pressa, viu? Quando vc puder...

Um bom domingo.

Beijinhos
Mariazita

Priscila Beneducci disse...

Tereza amo seu conhecimento. Eu tinha minhas duvidas com Bouquet Guarni voce foi a unica de todos os blogues que apresentou os tipos todos com as fotos. Muito legal Tereza. Estou com aquela vontade da Panqueca da Nigella com Cream Cheese, ai que quando tem Cream cheese eu faço outra coisa e nunca nasce. Já ricota tem sempre por aqui. Anotei a receita vou fazer, que a Nigella serve igual a você com geleia. Beijao da Pri

monica disse...

Adorei essa do pão de queijo frito... vou tentar!!!! beijo

Na frigideira disse...

Oi Teresa,

Tudo bem ? Pois é, tenho demorado para colocar novas receitas, pois estou envolvido com uma ONG que estou ajudando e faço o trabalho nos fins de semana. Aí acabo não tendo tempo de fazer. Obrigado pelo elogio das fotos. Todas elas são do próprio prato e tiro assim que "sai do forno". Não sabia que dava para adicionar lista de blogs, mas vou ver isso e vou adicionar o seu, que por sinal é MUITO BOM! Bjs