domingo, 29 de março de 2009

É TEMPO DE BACALHAU!






QUE TAL ALGUMAS RECEITAS? AFINAL, QUARESMA TAMBÉM É TEMPO DE BACALHAU!

VAMOS DAR UM TOQUE BAIANO AO BACALHAU!


MOQUECA DE BACALHAUfoto

Ingredientes
:

500 g de lascas de bacalhau
2 cebolas grandes em rodelas finas
2 dentes de alho picados
½ xícara (chá) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 pimentão vermelho picado
1 pimentão amarelo picado
1 xícara (chá) de coentro e salsinha picados
1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
4 tomates sem pele e sem sementes picados
1 vidro de leite de coco
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal a gosto

Modo de fazer:

Deixar o bacalhau de molho em água por 24 horas, na geladeira, trocando a água de três a quatro vezes. Depois escorrer bem e reservar.

Em uma panela grande, de preferência na wok, colocar o azeite de oliva e o de dendê, fazer camadas de lascas de bacalhau, cebolas, alho e o pimentão. Por cima espalhar os tomates picados, a pimenta, o coentro, a salsinha e o leite de coco, tampar a panela, levar ao fogo alto e quando levantar fervura, abaixar o fogo e deixar cozinhar por cerca de 20 minutos. Provar o sal, adicionar caso haja necessidade. Desligar o fogo e deixar repousando com a panela tampada por aproximadamente 15 minutos.


ESCONDIDINHO DE BACALHAU




Ingredientes:

500 g de lascas de bacalhau
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
6 tomates sem pele e sem sementes picados
½ xícara (chá) de cheiro verde picado
1 colher (sopa) de azeitonas pretas picadas
1 pimenta dedo de moça sem sementes picada (opcional)
Azeite, sal e orégano a gosto
1 kg de mandioquinha
1 caixinha de creme de leite desnatado
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de fazer:

Deixar o bacalhau de molho em água por 24 horas, na geladeira, trocando a água de três a quatro vezes. Depois escorrer bem e reservar.

Em uma panela cobrir o fundo com azeite, dourar a cebola e o alho, adicionar o bacalhau, deixar dar uma refogada, juntar os tomates o orégano e deixar cozinhar até os tomates desmancharem, acrescentar a azeitona, provar o sal, colocar se necessário e o cheiro verde.

Cozinhar a mandioquinha em água e sal até amolecer. Escorrer e amassar, juntar o queijo ralado e o creme de leite, mexer bem fazendo um purê.

Montagem:

Em um refratário untado com azeite, colocar uma camada de purê de mandioquinha, o recheio de bacalhau e o restante da mandioquinha, polvilhar queijo ralado e levar ao forno para gratinar.


BACALHAU COM GRÃO DE BICO



Ingredientes
:

500 g de postas de bacalhau dessalgado
Farinha de trigo para empanar
500 g de grão de bico pré cozido (Vapza ou Bonduelle)
4 batatas cortadas em rodelas não muito finas
1 pimentão vermelho fatiado
2 cebolas cortadas em rodelas finas
2 dentes de alho fatiados
3 tomates sem pele fatiados
½ xícara (chá) de salsinha picada
4 folhas de louro
Sal, orégano e azeite a gosto

Modo de fazer:

Deixar o bacalhau de molho em água na geladeira por 36 horas, trocando a água de 6 a 8 vezes.

Colocar o bacalhau em uma panela com água fria e levar ao fogo brando. Quando levantar fervura retirar o bacalhau (atenção, a água não deverá ferver, pois a fervura prejudica o paladar e resseca a carne, portanto antes de entrar em ebulição, retirar do fogo) e na mesma água cozinhar as batatas até amolecerem, mas sem desmancharem, retirar e ainda na mesma água colocar o grão de bico e deixar ferver por apenas 5 minutos, retirar.

Escorrer bem o bacalhau, passar as postas pela farinha de trigo e fritar dos dois lados em óleo quente.

Numa frigideira cobrir o fundo com azeite e dourar uma cebola fatiada, um alho fatiado, adicionar o pimentão,o louro, o orégano e o grão de bico, colocar sal, se necessário e reservar.

Na mesma frigideira em que refogou o grão de bico, colocar mais azeite, dourar a outra cebola, o outro alho e passar rapidamente os tomates, juntar a salsinha picada e retirar do fogo.

Montagem:

Em um atravessa grande colocar o bacalhau, o molho de tomate e o grão de bico, ou então se preferir, servir o grão de bico à parte.





SALADA DE BACALHAU


Ingredientes:

500 g de lascas de bacalhau
500 g de batatas cortadas em meias rodelas
½ xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço
1cebola grande cortada em pétalas
3 ovos cozidos
½ xícara (chá) de cheiro verde picado (opcional)
2 colheres (sopa) de vinagre branco
½ xícara (chá) de azeite
Orégano e sal a gosto

Modo de fazer:

Deixar o bacalhau de molho em água por 24 horas, na geladeira, trocando a água de três a quatro vezes. Depois escorrer bem e reservar.

Colocar o bacalhau em uma panela com água fria e levar ao fogo. Quando levantar fervura, retirar o bacalhau e na mesma água cozinhar as batatas até amolecerem, mas sem desmancharem. Retirar as batatas e colocar as cebolas para dar uma leve aferventada na mesma água.

Em uma tigela ou travessa colocar o bacalhau, as batatas, a cebola, as azeitonas, o cheiro verde, os ovos cortados em rodelas, temperar tudo com vinagre, o orégano e o azeite. Provar o sal e adicionar caso haja necessidade. Levar à geladeira e servir gelada.

Se gostar pode-se adicionar grão de bico na salada, substituindo a batata ou então utilizar os dois que fica muito bom.

No caso do grão de bico, sugiro usar o pré cozido (Vapza ou Bonduelle), passar rapidamente pela água do cozimento do bacalhau para pegar mais gosto.

domingo, 22 de março de 2009

POLVO, TENTÁCULOS DELICIOSOS!



O Polvo é um molusco marinho, primo da lula, da classe Cepfalopoda e da ordem Ortocpoda, que significa “oito pés”, a sua característica principal é uma coroa de oito tentáculos com fortes ventosas dispostos à volta da boca. Como o resto dos cefalópodes, o polvo tem um corpo mole mas não tem esqueleto interno nem externo, mas a lula tem uma "concha" interna que é aquela pena que parece um plástico quando abrimos seu manto. Serve para sustentação, por isso que há lulas de tamanhos gigantes.



O polvo é encontrado nas águas tropicais e temperadas, normalmente no Oceano Atlântico Oriental e no Mar Mediterrâneo.

Sua carne é toda comestível e tradicionalmente é considerado uma iguaria preciosa entre os povos do Mediterrâneo, do Oriente e outras partes do mundo. Com baixo teor de gordura, sua carne é rica em sais minerais, vitaminas do complexo B, ácidos graxos ômega 3, que reduzem o nível de triglicérides, e ômega 6, que auxiliam na redução do colesterol total.

Nesta época o polvo anda mais em conta, então veja estas sugestões gostosas e de fácil preparo.

POLVO AO VINAGRETE



Ingredientes
:

1 kg de polvo limpo
1 folha de louro
1 cebola cortada em meias rodelas finas
1 alho fatiado fininho
1 pimenta dedo de moça sem sementes bem picada
1 tomate sem pele e sem sementes picado
1 colher (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de vinagre branco
½ xícara (chá) de azeite
Sal e orégano a gosto

Modo de fazer:

Lavar o polvo sob água corrente com jato de água bem forte, dando bastante atenção às ventosas, onde a areia pode ficar escondida. Apertar cada ventosa sob a água, deixando-a escorrer para limpar.

Colocar o polvo em uma panela de pressão com a folha de louro (sem água), levar para cozinhar. Quando a panela começar a apitar, se o polvo for fino, desligar a panela após 10 minutos de cozimento, se for grosso, desligar após 20 minutos. Esperar a panela perder a pressão, picar o polvo, colocar em uma tigela e misturar todos os ingredientes. Levar à geladeira e servir gelado.

PULPO A LA GALLEGA

Receita tradicional da gastronomia da Galícia, região do Norte da Espanha. É um prato festivo servido nas grandes ocasiões.

Tornou-se conhecido e apreciado em toda a Espanha e também na Argentina, país onde se encontram muitos descendentes de imigrantes gallegos, principalmente na cidade de Buenos Aires e na região da grande Buenos Aires e de Santa Fé onde tradicionalmente é consumido durante a semana santa.

Ingredientes:

2 kg de polvo limpo
1 de batatas cortadas em rodelas grossas
4 dentes de alho
4 folhas de louro
1 colher (sopa) de páprica picante
1 colher (sopa) de páprica doce
1 xícara (chá) de azeite
Sal grosso

Modo de fazer:

Lavar o polvo sob água corrente com jato de água bem forte, dando bastante atenção às ventosas, onde a areia pode ficar escondida. Apertar cada ventosa sob a água, deixando-a escorrer para limpar.

Colocar o polvo em uma panela de pressão com as folhas de louro e 2 dentes de alho inteiros (sem água), levar para cozinhar. Quando a panela começar a apitar, se o polvo for fino, desligar a panela após 10 minutos de cozimento, se for grosso, desligar após 20 minutos. Esperar a panela perder a pressão, retirar o polvo e picar em tamanhos médios.

Acrescentar mais água no líquido que ficou do cozimento do polvo, juntar sal e cozinhar as batatas até ficarem macias e firmes.

Em uma tigela colocar o polvo picado e temperar com o alho, o azeite, o sal grosso, a páprica doce e a picante, mexer tudo muito bem e deixar marinando por cerca de uma hora. Após esse tempo servir com as batatas cozidas regadas com azeite.

ARROZ COM POLVO



foto

Ingredientes:

1 kg de polvo cozido
2 xícaras de arroz parboilizado
2 xícaras (chá) de água ou de caldo de peixe
2 cebolas cortadas em meias rodelas bem finas
2 dentes de alho cortado em lâminas finas
1 pimentão vermelho picado
1 colher (sopa) de salsinha picada
2 tomates sem pele e sem sementes picados
Azeite sal a gosto
Modo de fazer:

Lavar o polvo e colocar em uma panela de pressão (sem água), levar para cozinhar. Quando a panela começar a apitar, se o polvo for fino, desligar a panela após 10 minutos de cozimento, se for grosso, desligar após 20 minutos. Esperar a panela perder a pressão, retirar o polvo e picar em pedaços médios.

Cobrir o fundo de uma panela com azeite refogar a cebola e o alho, adicionar o pimentão e o tomate, continuar cozinhando até desmanchar os tomates, juntar a salsinha. Adicionar o arroz e mexer bem, juntar o sal, o polvo picado e a água ou o caldo. Tampar a panela e deixar cozinhar por mais 15 minutos ou até secar o caldo, não totalmente.

Para o preparo desse prato eu gosto de utilizar a panela wok, além do bom resultado, pode também ser levada à mesa.

domingo, 15 de março de 2009

QUARESMA, TEMPO DE PEIXE NO CARDÁPIO!


Com a quaresma, vem a mudança no cardápio e o peixe, tanto de água doce como salgada, vira atração principal nas mesas de muitas famílias. Assado, frito ou cozido, é sempre uma boa pedida, apesar dos preços atrapalhando a tradição!

A sardinha além de muito saborosa, rica em ômega3 é um peixe barato.

Veja estas receitas:


SARDINHA ACEBOLADA (uma receita tipicamente italiana)


Para os dias quentes é uma boa opção! É para ser degustada gelada.

Ingredientes:

1 kg de filé de sardinha
1 kg de cebolas cortadas em rodelas finas
2 folhas de louro
1 pitada de açúcar
1 xícara (chá) de vinho branco ou vinagre branco
Um punhado de uva passa branca
Um punhado de pinoles ou castanha do Pará
½ xícara (chá) de azeite
Sal a gosto
Farinha de trigo para empanar

Modo de fazer:

Lavar as sardinhas e temperar com sal, empanar na farinha de trigo e fritar em óleo quente. Colocar sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo.

Em uma panela antiaderente colocar o azeite, as cebolas em rodelas, o sal e a folha de louro. Tampar a panela e levar ao fogo médio por aproximadamente 30 a 40 minutos. Após esse tempo adicionar a pitada de açúcar, o vinho branco, as uvas passas e os pinoles ou a castanha do Pará. Deixar tomar gosto e desligar o fogo.

Montagem:

Em uma travessa colocar no fundo uma camada do preparado de cebolas, uma camada de sardinha frita, outra de cebola. Fazer camadas alternadas e terminar com uma camada de cebola. Levar à geladeira, fazer de véspera para curtir. Quanto mais tempo ficar na geladeira, melhor.

Excelente prato para comer como entrada, acompanhado de salada ou até com arroz e feijão.


SARDINHAS NA TELHA (uma receita tipicamente portuguesa)


Receita sugerida pela minha amiga portuguesa Mariazita

Ingredientes:

1 kg de sardinhas já limpas
1 xícara (chá) de azeite
3 dentes de alho
1 xícara de farinha de milho
2 ou 3 cebolas em rodelas não muito finas
Sal a gosto

Modo de fazer:

Temperar as sardinhas com sal.

Cortar ou esmagar os alhos colocá-los numa taça e cobrir com o azeite. Deixar ficar algum tempo, no mínimo 30 minutos, para o azeite pegar o sabor do alho.

Untar com o azeite uma assadeira ou tabuleiro de forno, de preferência de barro.

Se não tiver de barro pode usar qualquer outro, embora o barro dê um sabor especial aos cozinhados.

Passar as sardinhas pelo azeite (o mesmo onde estiveram os alhos), e em seguida pela farinha de milho.

Dispor as sardinhas no tabuleiro ou assadeira, desencontrando-as, ou seja, colocar uma com a cabeça para a esquerda, a seguir uma com a cabeça para a direita, e assim sucessivamente.

(Este pormenor é muito importante quando se usa uma telha para assar, que é o método da verdadeira sardinha na telha. Dispostas deste modo as sardinhas cabem numa telha de tamanho normal).

Cobrir com a cebola cortada em rodelas, regar com o resto do azeite, e levar ao forno para assar. Normalmente meia hora é suficiente, mas depende do tamanho da sardinha e do calor do forno.

Acompanham-se com batatas a murro ou batatas cozidas com a pele, depois peladas e regadas com um fio de azeite.

Obs. Se quiser pode preparar azeite com alho, igual ao que serve para untar as sardinhas, e temperar com ele as batatas.

Pode acompanhar também com uma salada mista. (alface, tomate, etc.)


BATATAS AO MURRO


foto

Ingredientes:

6 batatas médias
2 litros de água
4 colheres (sopa) de sal grosso
½ xícara (chá) de azeite
Alecrim a gosto

Modo de fazer:

Lavar bem as batatas com casca e levar ao fogo médio com a água. Deixar cozinhar por cerca de 40 minutos. Escorrer, envolver em pano de prato e dar um murro em cada batata para que fique ligeiramente achatada e aberta.

Pré aquecer o forno a 180°C.

Num refratário colocar a metade do sal grosso, dispor as batatas e salpicar o restante do sal, regar com o azeite e espalhar o alecrim por cima. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno por cerca de 15 minutos. Servir quente.



BATATAS AO MOLHO DE SARDINHA



Sugestão da minha amiga Dra. Sandra Pugialle, prato muito apreciado pelo marido Dr. Waldemar Borges.

Ingredientes:

1 lata de sardinha grande
4 tomates sem pele e sem sementes picados
1 dente de alho fatiado
1 cebola fatiada em rodelas bem finas
1 colher (sopa) de salsinha picada
3 batatas grandes cortadas em meias rodelas
2 ovos cozidos
Sal, orégano e azeite a gosto

Modo de fazer:

Cozinhar as batatas em água até o ponto “al dente”.

Cozinhar os ovos e cortar em rodelas.

Enquanto isso fazer o molho com as sardinhas. Em uma panela colocar azeite e dourar o alho e a cebola, adicionar os tomates, o orégano, o sal e deixar refogar até desmanchar os tomates, juntar as sardinhas sem as espinhas, a salsinha, mexer bem para que tudo pegue gosto e retirar do fogo.

Montagem:

Em um refratário, regar um pouco de azeite, fazer uma camada com as batatas cozidas e por cima colocar as rodelas de ovo e despejar o molho de sardinha.

Levar ao forno por cerca de 15 minutos e servir.

Leia mais sobre a sardinha e outras receitas.

PEIXE SAINT PETER, um peixe interessante!



Você sabia que esse peixe na verdade é uma tilápia? Pois é, nem eu!

O "Saint. Peter", nada mais é que uma variedade de tilápia melhorada criada em cativeiro com carne mais branca e alimentada com ração, o que não deixa que a carne fique com o gosto de barro.

Nos Estados Unidos é o peixe mais consumido e aqui no Brasil começa a cair no gosto popular e além de tudo é super leve e pouco calórico, pois o Saint Peter é um dos peixes menos gordurosos que existe, com apenas 93 calorias e 1 grama de gordura a cada 113 gramas do peixe. Sua carne além de leve e saborosa é parecida com a dos peixes tipo linguado e abadejo, está conquistando os paladares mais exigentes.

Experimente você vai gostar! Aqui vão duas sugestões criadas por mim, são fáceis e muito saborosas.

SAINT PETER AO CREME E BATATA DOCE


Ingredientes:

1 kg de filé de Saint Peter
500 g de batatas ou batata doce
500 g de creme de leite fresco
2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
½ xícara de vinho branco
Um punhado de castanha do Pará ou de caju
Uma pitada de noz moscada ralada
Farinha milanesa para empanar
Azeite e sal a gosto

Modo de fazer:

Temperar os filés com um pouco de sal, suco de limão e orégano. Empanar com a farinha, dispor em uma forma, regar com azeite e levar ao forno para assar até dourarem.

Em uma panela colocar as batatas cortadas em rodelas não muito finas para cozinharem com água e sal até atingirem o ponto “ao dente”. Eu prefiro fazer com batata doce, fica mais saboroso.

Enquanto isso preparar o molho: Em uma frigideira grande cobrir o fundo com azeite e colocar as cebolas para refogar. Quando elas murcharem adicionar o sal, o vinho branco e esperar evaporar. Acrescentar o creme de leite, a noz moscada e deixar pegar gosto.

Montagem:

Em um refratário grande fazer uma camada de batatas cozidas, polvilhar bastante queijo parmesão ralado, colocar o peixe assado, cobrir com o molho e salpicar as castanhas picadas. Levar ao forno por cerca de 15 minutos para que todos os sabores se integrem.

Você pode preparar essa mesma receita sem as batatas.


VARIAÇÃO DO MOLHO

Dourar no azeite 2 cebolas fatiadas em rodelas bem finas e duas folhas de louro, em seguida adicionar sal e uma xícara (chá) de vinho branco seco, quando evaporar acrescentar ½ xícara (chá) de cheiro verde picado. Despejar sobre os filés assados e levar ao forno apenas para que tudo pegue gosto.

Se gostar pode-se acrescentar tomates fatiados em rodelas também, temperados com sal, azeite, orégano e passados rapidamente na frigideira.

SAINT PETER AO MOLHO DE CAMARÃO




Ingredientes:

600 g de filés de Saint Peter
300 g de camarão limpo
6 tomates sem pele e sem sementes
1 cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
1 pimenta dedo de moça ou calabresa (opcional)
Sal, azeite e orégano a gosto
Farinha milanesa para empanar

Modo de fazer:

Temperar os filés com um pouco de sal, suco de limão e orégano. Empanar com a farinha, dispor em uma forma, regar com azeite e levar ao forno para assar até dourarem.

Enquanto isso preparar o molho: Em uma panela cobrir o fundo com azeite e dourar a cebola e o alho, adicionar os tomates picados, a pimenta, o sal, o orégano e deixar refogar. Acrescentar os camarões e deixar cozinhar, no final do cozimento juntar o cheiro verde picado, deixar pegar gosto e retirar do fogo.

Montagem:

Em um refratário, colocar o peixe assado, cobrir com o molho de camarão e levar ao forno por cerca de 10 minutos.

Esse prato pode ser servido com um purê de mandioquinha que fica delicioso!



PURÊ DE MANDIOQUINHA



Ingredientes:

700 g de mandioquinha
1 caixinha de creme de leite desnatado
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal a gosto

Modo de fazer:

Cozinhar as mandioquinhas em água até amolecerem. Amassar e misturar com sal, o creme de leite e o queijo ralado. Colocar em um refratário, salpicar mais queijo ralado e levar ao forno para gratinar.

domingo, 8 de março de 2009

SOPAS FRIAS AMENIZANDO O CALOR!



São sopas que podem ser cruas ou cozidas, mas sempre servidas geladas ou frias.


É uma maneira saborosa e muito valiosa de ingerir alimentos ricos em nutrientes, principalmente para aqueles que não simpatizam muito com vegetais.


A sopa fria, além de ser servida como uma elegante entrada é refrescante e muito nutritiva!



Sugestões da minha sobrinha Maria Carmen Serrano




SOPA FRIA DE COUVE-FLOR





Ingredientes:

1 couve-flor média
1 batata média
1 caixa de creme de leite
sal a gosto (outros temperos da sua preferência)
croutons ou queijo ralado

Modo de fazer:

Cozinhar a couve flor até o talo ficar macio, junto com a batata, acrescentar sal no cozimento.

Esfriar e bater tudo no liquidificador com parte do caldo do cozimento. A quantidade do caldo será em função da consistência preferida no preparo.

Acrescentar o creme de leite também conforme a consistência desejada.

Servir a sopa fria com os croutons ou queijo ralado por cima.




SOPA FRIA DE BETERRABA



foto


Só pela cor, vale à pena experimentar!

Ingredientes:

4 beterrabas
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
1 talo de salsão
1 cenoura
1 folha de louro
1 cubo de caldo de carne
1 caixinha de creme de leite
Sal a gosto

Modo de fazer:

Descascar e picar as beterrabas, a cenoura, a cebola, os alhos e reservar.

Em uma panela colocar o azeite e dourar a cebola e o alho. Acrescentar o salsão, as beterrabas e a cenoura, juntar o sal e o louro e deixar refogar para pegar gosto. Adicionar água e quando levantar fervura colocar o caldo de carne. Deixar cozinhar até os legumes amolecerem.

Bater tudo no liquidificador, adicionar o creme de leite, misturar bem e levar à geladeira. Servir gelada.

SOPA FRIA DE ESPINAFRE (não tem gosto forte, fica bem suave)




O espinafre é uma verdura originária da Pérsia, atual Irã, foi levado para a Europa pelos árabes entre os séculos IX e X. É um vegetal muito versátil na culinária, podendo ser consumido cru, cozido ou no preparo de sopas, recheios de tortas, massas, croquetes, panquecas e fritadas.

Ingredientes:

1 maço de espinafre
1 batata média
1/2 cebola
2 colheres de sopa de azeite
1 pote de Iogurte natural ( podendo ser substituído por creme de leite).
sal a gosto (outros temperos de sua escolha)
croutons

Modo de fazer:

Em uma panela fritar a cebola com as duas colheres de azeite. Acrescentar o maço de espinafres, dando uma pequena refogada. Colocar água e a batata cortada em cubos.

Cozinhar em fogo baixo até a batata amolecer.

Esfriar e bater tudo no liquidificador com parte do caldo do cozimento. A quantidade do caldo será em função da consistência preferida no preparo.

Acrescentar o pote de iogurte.

Servir a sopa fria com os croutons por cima.


SOPA FRIA DE SALSINHA


A salsinha é conhecida desde os tempos gregos e romanos como alimento extremamente saudável. É utilizada como tempero em saladas, molhos, sopas e muitas outras preparações realçando o sabor dos pratos.

A salsinha é rica em vitamina C e antioxidante.

Ingredientes
:

1 maço de salsinha
1/2 litro de caldo de carne
1 batata
1/2 cebola
2dentes de alho
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:

Cozinhar a batata (com casca), a cebola e os dentes de alho descascados no caldo de carne até ficarem macios.

Descascar a batata e reservar junto com a cebola e os dentes de alho.

Lavar bem o maço de salsinha, retirar só as folhas e colocar para cozinhar no mesmo caldo que foram cozidos os outros ingredientes até murcharem bem as folhas.

Retirar da panela a salsinha e colocar no liquidificador junto com metade da batata, os dentes de alho a cebola e uma concha do caldo. Colocar o caldo aos poucos até obter uma textura desejada, adicionar o sal e a pimenta a gosto. Se achar forte o gosto da salsinha, acrescentar um pouco mais de batata, sempre corrigindo a textura com o caldo. Deixar esfriar na geladeira e decorar com o resto da batata que sobrou picadinha.


CREME VICHYSSOISE





É um clássico da culinária, criado nos Estados Unidos por um chef francês de Vichy, É feita à base de alho-poró, batatas e creme de leite. Pode ser servida morna ou fria.

Ingredientes:

2 alhos-poros grandes
3 batatas médias
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho
1/2 litro de caldo de carne de galinha
1/2 cebola
Cebolinha verde picada
1 caixinha de creme de leite
Sal e noz moscada a gosto
Croutons

Modo de fazer:

Cortar a cebola e as partes brancas do alho-poro em rodelas, fritando- os no azeite e a manteiga por uns 5 minutos.

Juntar as batatas descascadas e picadas, o caldo, o dente de alho e os temperos, cozinhando em fogo médio até ficarem macios.

Colocar no liquidificador com uma parte do caldo e bater até obter um creme aveludado.

No restante do caldo acrescentar o creme de leite, aquecer e misturar com o creme batido no liquidificador.

Corrigir o sal e deixar esfriar na geladeira.

Servir com croutons e cebolinha verde picada.

SOPA FRIA DE PEPINO (muito refrescante)




foto

Ingredientes:

1 pepino grande com casca (japonês)
1 cebola média ralada
2 copos de leite
1 caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) de hortelã picada
2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto

Modo de fazer:

Colocar o azeite numa panela e dourar a cebola. Acrescentar a farinha e misturar bem, adicionar aos poucos o leite e mexer sem parar até formar um creme. Juntar o pepino e a hortelã, colocar o sal e por último o creme de leite. Quando levantar fervura, retirar do fogo e deixar esfriar.
Bater a sopa no liquidificador, coar e servir com folhinhas de hortelã.

Que tal uma sobremesa para completar?

SOPA GELADA DE GOIABA




Ingredientes
:

6 goiabas vermelhas maduras
Água mineral sem gás
Açúcar a gosto
Sorvete de creme
Limão

Modo de fazer:

Descascar as goiabas, picar e colocar no liquidificador.

Acrescentar a água mineral aos poucos e bater até conseguir uma textura consistente, coar.

Corrigir o açúcar e levar à geladeira. Na hora de servir, colocar umas gotas de limão e por uma bola de sorvete de creme no centro do prato e decorar com ramos de hortelã.

domingo, 1 de março de 2009

SORVETE, gostoso em qualquer época!


O sorvete com uma lista infindável de sabores é apreciado em qualquer ocasião em qualquer momento e em qualquer estação!

Meu pai Francesco me contava sempre que quando ele era criança, adorava pegar um pouco de neve que caia no inverno, na cidadezinha onde morava na Itália, misturava com suco de algumas frutas ou com frutas secas e comia. Dizia que era uma delícia, achava que alguém como ele devia ter feito a mesma coisa em algum lugar do passado e inventado essa delícia, o sorvete.

Pesquisando na internet e em alguns livros de gastronomia descobri exatamente isso, que um povo no Oriente, os chineses há mais de 3.000 anos, costumavam preparar uma pasta de leite de arroz misturada à neve das geladas montanhas. Há quem diga que os chineses já misturavam neve com suco de frutas e mel.

Os faraós egípcios ofereciam aos hóspedes da nobreza cálices de prata contendo em uma metade suco de frutas e na outra neve.

O imperador romano Nero, há cerca de 1900 anos atrás ordenava que seus escravos fossem aos picos das montanhas buscarem neve para misturar com mel e néctar de frutas.

Os árabes costumavam colocar um pote com suco dentro de outro cheio de gelo, um método simples e fácil que perdurou por séculos, até a descoberta do refrigerador.

Das histórias da chegada do sorvete à Europa, a mais conhecida é a que lembra o grande viajante italiano, Marco Pólo. Conta-se que entre 1254 e 1324, de volta ao seu país, trouxe em sua bagagem muitas novidades da China, como o macarrão o arroz e a receita de sorvete.

Conta Marco Pólo em seu riquíssimo relato que os imperadores chineses costumavam deliciar-se com uma mistura gelada feita à base de farinha de arroz açucarada e leite.

Essa iguaria tornou-se conhecida na França apenas entre a realeza por volta de 1.500, nos séculos seguintes, o processo de fabricação do sorvete desenvolveu-se do deslocamento de montanhas de gelo para métodos de congelamento com sal e gelo. A nata foi introduzida como ingrediente e por volta de 1700, as pessoas saboreavam uma sobremesa muito parecida com o sorvete de hoje.

O sorvete começou a ser muito consumido em toda a Itália. E não é que os italianos além de incrementarem o macarrão, se tornaram o povo mais famoso na arte de fazer sorvetes? E hoje o sorvete italiano é conhecido com um dos melhores do mundo. Por lá se pode encontrar uma gelateria, ou seja, uma sorveteria em qualquer canto.




Da Itália o consumo do sorvete espalhou-se por toda a Europa, até que os ingleses o levaram para os Estados Unidos, lá se popularizou e a primeira sorveteria foi aberta em Baltimore, em 1851, tornando-se um sucesso e abrindo caminho para a produção industrial do alimento.



Os italianos contam outra história, eles defendem a ideia que um imigrante italiano, o genovês Giovanni Bosio, foi quem abriu a primeira sorveteria de Nova York e em Londres, foi o veneziano Sartelli quem ofereceu o primeiro sorvete ao público.

Bem, discussões à parte, na verdade é que conseguiram inventar uma grande delícia, que combina com qualquer ocasião e em qualquer estação!

VAMOS ÀS RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA!

SORVETE DE CHOCOLATE BRANCO



Ingredientes:

½ xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de açúcar
500 ml de creme de leite fresco
300 g de chocolate branco
1 tablete de chocolate meio amargo
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 gemas

Modo de fazer:

Levar ao fogo a água com o açúcar e fazer uma calda em ponto de fio fino.
Enquanto isso, bater na batedeira as gemas até ficarem esbranquiçadas. Acrescentar a calda quente despejando em fio e sem parar de bater.

Desligar a batedeira e adicionar a essência de baunilha, misturar e reservar.

Picar o chocolate branco e levar ao banho Maria para derreter. Quando estiver derretido juntar 1 xícara de creme de leite fresco, misturar bem e juntar ao creme de gemas.

Bater o restante do creme de leite em ponto de chantili. Misturar o chantili ao creme, acrescentar o chocolate meio amargo raspado ou bem picado. Mexer bem para integrar todos os ingredientes.

Despejar o creme numa forma de bolo inglês recoberta com filme plástico e levar ao freezer. Fazer de véspera.

Desenformar no dia seguinte em um prato de servir e retornar ao freezer.

Esse sorvete poderá ser acompanhado por várias caldas, como a caramelada ou de chocolate, de morango, de maracujá, de frutas vermelhas, de damasco ou de ameixa preta.

CALDA DE CHOCOLATE






Ingredientes:

150 g de chocolate ao leite picado
150 g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite com soro
3 colheres (sopa) de licor de cacau
1 colher (chá) de baunilha

Modo de fazer:

Em uma tigela colocar o chocolate e o creme de leite. Levar ao microondas na potência alta por cerca de 1 minuto e meio. Depois, mexer bem até dissolver todo o chocolate e ficar cremoso. Acrescentar o licor de cacau, a essência e misturar bem.

Essa calda é um molho mais ralo que ficará mais encorpado quando estiver frio.

CALDA DE MORANGO



Ingredientes:

1 caixa de morangos
2 colheres (sopa) de açúcar
4 anises estrelados ou gotas de limão

Modo de fazer:

Lavar os morangos e cortar ao meio, levar ao fogo com o açúcar e o anis ou gotas de limão. Deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 minutos ou até a calda encorpar um pouco. Retirar do fogo e levar para gelar.

CALDA DE MANGA

Ingredientes:

2 mangas grandes picadas em cubos
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 cálice de cachaça
Gotas de limão
Uma pitada de canela

Modo de fazer:

Em uma frigideira antiaderente derreter a manteiga e passar os pedaços de manga, colocar o açúcar mascavo, deixar incorporar bem, adicionar a cachaça, as gotas de limão e uma leve pitada de canela em pó. Servir quente sobre o sorvete.

Essa calda pode ser preparada da mesma forma com morangos ou bananas.

CALDA DE MARACUJÁ





Ingredientes:

1 copo de suco concentrado de maracujá
Ou polpa de 3 maracujás
½ xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) rasas de amido de milho

Modo de fazer:

Dissolver a maisena em meia xícara de água e colocar numa panela com o açúcar e um copo de suco de maracujá. Levar ao fogo e mexer até engrossar.


CALDA CARAMELADA

foto

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água quente

Modo de fazer:

Em uma panela antiaderente levar o açúcar ao fogo brando, mexer até ficar dourado.

Acrescentar com muito cuidado a água quente, mexer e deixar diluir.


CALDA DE FIGO FRESCO


Ingredientes:

½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de vinho tinto
½ xícara (chá) de água
3 figos
1 colher (café) rasa de canela em pó
1 colher (café) rasa de amido de milho

Modo de fazer:

Levar ao fogo o açúcar até derreter e ficar dourado, juntar o vinho.

Dissolver o amido na água, acrescentar a canela e despejar na calda, misturar muito bem até ficar espessa. Quando levantar fervura adicionar os figos cortados em pedaços médios, mexer e desligar o fogo.


CALDA DE AMEIXA PRETA OU DE DAMASCO



Ingredientes:

200 g de ameixa preta sem caroço picada ou de damasco
1 copo de água
½ copo de açúcar
1 pau pequeno de canela (opcional)
4 cravos da Índia (opcional)

Modo de fazer:

Colocar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo até as ameixas ou os damascos ficarem macios.


SORVETE DE CREME




Ingredientes:

500 ml de creme de leite fresco
1 caixa de creme de leite
1 lata de leite condensado
500 ml de leite
2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
6 gemas
6 claras em neve
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de fazer:

Em uma panela, misturar o leite condensado, o creme de leite de caixinha, a farinha de trigo, as gemas peneiradas, a baunilha e levar ao fogo mexendo até engrossar.

Bater as claras em neve firme.

Bater o creme de leite fresco em ponto de chantili.

Misturar as claras em neve com o chantili e o creme.

ATENÇÃO: utilizar ovos muito frescos.

Caramelizar uma forma de bolo inglês ou de pudim, forrada com filme plástico, jogar o creme dentro e levar ao freezer. Fazer de véspera.

CASO NÃO QUEIRA USAR AS CLARAS CRUAS, PODE-SE FAZER UM MARSHMALLOW COM A CLARA BATIDA EM NEVE FIRME E MISTURADA AO CHANTILI.

MARSHMALLOW

Em uma panelinha colocar uma xícara (chá) de açúcar, meia de água e levar para ferver em fogo médio até formar uma calda em ponto de fio fino. Despejar a calda quente vagarosamente sobre as claras em neve, sem parar de bater até terminar a calda e obter um creme leve e fofo, fazendo um marshmallow.

ATENÇÂO: o marshmallow não congela, então retirar o sorvete do freezer apenas na hora de servir, ele ficará com duas consistências.


SORVETE COM GELATINA


Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 pacote de gelatina (do sabor de sua preferência)

Modo de fazer:

Preparar a gelatina de acordo com a embalagem e reservar.

Bater no liquidificador o leite condensado o creme de leite e a gelatina quente até espumar. Colocar em um recipiente e levar ao freezer. Quando congelar, retirar do freezer e bater novamente. Voltar ao freezer.


SORVETE DE COCO COM MOLHO DE MANGA

Ingredientes do sorvete:

2 ovos
200 g de chocolate branco
250 g de creme de leite fresco
1 vidro de leite de coco
2 colheres (sopa) de açúcar

Ingredientes do molho:

3 mangas grandes (2 xícaras de chá de polpa)
1 xícara (chá) e açúcar
½ xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de fazer
:

Bater os ovos com o açúcar em banho Maria até espumar, retirar do fogo e reservar.

Derreter o chocolate em banho Maria e misturar com o creme de ovos, juntar o leite de coco e misturar tudo muito bem.

Bater o creme de leite em ponto de chantili e misturar ao creme. Colocar em uma forma revestida com filme plástico e levar ao freezer.

Para o molho, levar ao fogo brando a água com o açúcar e deixar ferver por cerca de 3 minutos. Retirar do fogo e deixar amornar.

Descascar as mangas, picar e colocar no liquidificador ou processador formando um purê, acrescentar o suco de limão e a calda de açúcar, bater tudo muito bem e colocar em uma molheira e servir com o sorvete.

SORVETE DE FRUTAS


foto

No livro de receitas da Nestlé têm algumas sugestões de sorvetes preparados com leite condensado e polpa de frutas muito fáceis e saborosas.

Diz o livro que todas as frutas viram sorvete quando misturadas ao leite Moça (leite condensado). Da laranja ao abacaxi, manga, goiaba, limão, banana ou ameixa, em suco, polpa ou pasta, basta misturar tudo e gelar, impedindo que se formem cristais, o leite Moça faz a base cremosa do sorvete, a fruta dá o sabor.

A receita clássica dos sorvetes de leite Moça e frutas é preparada com a polpa ou o suco da fruta, água se a fruta não for suculenta, ou se o suco for concentrado, leite Moça e, na maioria das vezes, suco de limão.

SORVETE DE BANANA COM CALDA QUENTE

foto

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite comum
2 bananas nanicas
Suco de meio limão
Calda de chocolate:
200 g de chocolate meio amargo picado
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de água

Modo de fazer:

Bater no liquidificador o leite condensado, o leite comum, as bananas e o suco de limão. Colocar em um refratário forrado com filme plástico e levar ao freezer por cerca de 4 horas.

Calda: Colocar em uma panela o chocolate picado, a manteiga e a água, levar ao fogo baixo, mexendo sempre até obter uma calda homogênea e reservar.

Ao servir, colocar as bolas de sorvete cobertas com a calda quente.

SORVETE DE MARACUJÁ


foto

Ingredientes:

3 maracujás grande ou 4 médios
1 lata de leite Moça
2 colheres (sopa) de suco de limão

Modo de fazer:

Cortar os maracujás ao meio e retirar a polpa. Colocar no liquidificador e juntar meia xícara (chá) de água.

Ligar e desligar o aparelho várias vezes (ou deixar na tecla pulsar), para separar a polpa das sementes, sem triturá-la.

Coar o suco em peneira fina.

Despejar o leite Moça no liquidificador e acrescentar uma medida da lata do suco de maracujá já coado.

Juntar o suco de limão e bater a mistura até obter um creme denso e homogêneo.

Despejar em uma forma apropriada de sua preferência e levar ao freezer por cerca de 2 a 3 horas.

DICAS: Proporção de leite moça (condensado) e frutas

1-Para sorvete de suco natural de frutas:

1 lata de leite moça
A mesma medida de suco natural de sua preferência

2-Para sorvete de suco de fruta concentrado:

1 lata de leite moça
A mesma medida de água
Meia medida de suco concentrado de sua preferência

3-Para sorvete de polpa de fruta:

1 lata de leite condensado
A mesma medida de polpa de fruta (200 g)
A mesma medida de água

Para fazer o sorvete com a polpa da fruta (banana, mamão, abacate, manga, abacaxi etc.) você deve obrigatoriamente bater os ingredientes no liquidificador, para que a polpa se desmanche mais facilmente.

Dependendo do tipo de sorvete que se vai fazer, é sempre bom forrar a forma com filme plástico para evitar que o contato prolongado da massa com o alumínio altere o sabor e a cor do sorvete.