domingo, 27 de setembro de 2009

PEITO DE FRANGO, DIFERENTES MANEIRAS DE FAZER E SABOREAR!


A carne de frango é classificada como alimento saudável, pobre em gorduras, desde que seja consumida sem pele. Essa carne apresenta rico teor de proteínas de boa qualidade e é recomendada em todas as idades. Na realidade, a carne de aves constituem uma fonte importante de proteínas. Além disso, trata-se de proteínas de boa qualidade porque são ricas em aminoácidos indispensáveis. Estas proteínas têm, por conseguinte, um bom valor biológico que é comparável ao das outras carnes.

A carne de frango ainda é constituida de uma fonte não negligenciável em ferro visto que se trata de ferro hemínico que é a forma do ferro mais bem assimilada pelo organismo e fontes importantes de vitaminas do grupo B, principalmente, B2 e B12. Estas vitaminas são indispensáveis, visto que ajudam na síntese de energia a partir dos nutrimentos ingeridos.

A leveza da carne de frango, independentemente da cor e da textura da carne, o fato dela ter pouca gordura e um sabor suave, faz com que seja muito versátil na hora do preparo.

Se a ideia é ousar, é possível fugir do trivial, mesmo mantendo o frango na preparação. Uma das dicas é utilizar temperos e acompanhamentos. O alho, o tomilho ou orégano e o alecrim dão mais personalidade à carne, que combina com os mais variados tipos de acompanhamento, já que é neutra. Além das ervas, outra dica é caprichar na elaboração do molho, que pode incluir elementos sofisticados da gastronomia.

Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias, pois pode causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lavar bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos.



PEITO DE FRANGO AO CURRY

Ingredientes:

1 kg de peito de frango sem pele e sem osso picado em tiras ou em cubos
Suco de um limão
1 cebola grande picada
½ copo de vinho branco, de boa qualidade
2 colheres (sopa) rasas de curry
500 g de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
Sal a gosto

Modo de fazer:

Temperar os pedaços de peito com o suco de limão, levar em um antiaderente e deixar grelhar até dourar. Acrescentar a manteiga, o azeite e a cebola, deixar refogar e juntar o vinho e quando evaporar acrescentar o curry e por último o creme de leite.

Servir com arroz integral.

PEITO DE FRANGO AO MOLHO DE ESTRAGÃO

Ingredientes:

2 peitos de frango sem pele e sem osso (700 g) cortados em filés médios
1 cebola média bem picada
¼ de xícara de manteiga (50 g)
½ xícara de vinho branco seco (120 ml), de boa qualidade
2 colheres (chá) de estragão seco ou fresco
1 xícara de leite (240 ml)
1 colher (chá) de farinha de trigo
Sal a gosto

Modo de Fazer:

Temperar o peito de frango com sal e reservar.

Numa frigideira grande, fritar a cebola na manteiga em fogo médio até ficar macia (cerca de 3min).

Juntar o frango e refogar até começar a dourar (cerca de 5 min).

Acrescentar o vinho e o estragão, tampar a frigideira e deixar ferver. Abaixar o fogo e cozinhar, virando o frango de vez em quando, até evaporar o vinho (cerca de 13 min).

Numa tigela, misturar o leite com farinha de trigo. Adicionar à frigideira e cozinhar, mexendo sempre, até engrossar ligeiramente (cerca de 2 min).

Transferir para uma travessa e servir quente com arroz branco ou integral.

Pode ser servido também com batatas cozidas em água e sal.


PEITO DE FRANGO AO MOLHO DE SHOYO E GENGIBRE

Ingredientes:

600 g de filé de frango
Ou
De sobrecoxas desossadas e sem pele
2 dentes de alho fatiados
Suco de um limão
½ xícara (chá) de molho shoyo
1 colher (sobremesa) de gengibre em pó ou fresco picado
2 colheres (sopa) de azeite

Modo de fazer:

Temperar os filés com o alho, o limão, o gengibre, o shoyo e o azeite, colocar em uma panela antiaderente, tampar e deixar descansando por 20 minutos. Acender o fogo e deixar cozinhar em fogo brando até secar. Caso haja necessidade, acrescentar água aos poucos até o frango ficar macio. Provar o sal (cuidado, pois o shoyo já contém sal).

FILÉ DE PEITO DE FRANGO A MILANESA ASSADO


Ingredientes:

600 g de filé de frango
Suco de um limão
1 alho picado
Uma pitada de orégano e de alecrim
2 colheres (sopa) de molho inglês
Farinha para empanar da Yoki
Sal e azeite a gosto



Modo de fazer:

Temperar os filés com um pouco de sal, (a farinha para empanar já contém sal), limão, orégano, alecrim, alho e molho inglês. Passar cada filé temperado na farinha para empanar milanesa e colocar em uma assadeira. Regar um pouco de azeite sobre cada filé e levar ao forno quente a 180°C. Quando começar a dourar, virar os filés para que dourem do outro lado.

Atenção para não deixar dourar muito.

Servir com creme de milho e arroz

CREME DE MILHO

Ingredientes:

1 lata de milho verde
1 cebola média picada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de manteiga
500 ml de leite
½ xícara (chá) de cheiro verde picado
Uma pitada de noz moscada

Modo de fazer:

Em uma panela dourar a cebola na manteiga, juntar o milho e o sal, mexer. Acrescentar a farinha, misturar bem, adicionar o leite e o queijo ralado, mexer até engrossar. Colocar o cheiro verde, a noz moscada e retirar do fogo. Caso fique muito grosso colocar mais leite.

ROLINHO DE FILÉ DE FRANGO COM BACON E BATATAS


Ingredientes:

10 filés de peito de frango
10 tiras de bacon
1 dente de alho fatiado
½ xícara (chá) de molho inglês
Suco de 1 limão
1 colher (sobremesa) de alecrim fresco
1 colher (sobremesa ) de orégano
Sal e azeite a gosto
Farinha milanesa para empanar da Yoki
3 batatas cortadas em rodelas médias

Modo de fazer:

Temperar os filés com sal, suco de limão, molho inglês, alho, alecrim, orégano e deixar de molho por 20 minutos.

Enrolar cada filé com uma tira de bacon, feito um rocambole e empanar com a farinha. Dispor os rolinhos em uma forma untada com azeite.

Passar as rodelas de batata no molho da marinada, passar cada fatia na farinha e colocar no centro da forma e regar tudo com azeite.

Levar ao forno a 180°C e quando dourar a parte de cima virar tudo e deixar dourar o outro lado.

Servir acompanhado de salada verde.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CREPE DE VINHO DO PORTO, UMA SOBREMESA PRA LÁ DE BOA!



Ingredientes:

2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de óleo
1 ovo
2 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 cálice de vinho do Porto

Modo de fazer:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por alguns segundos, até formar uma mistura lisa e homogênea. Deixar descansar na geladeira cerca de 30 minutos. A massa também pode ser batida à mão com um fouet.



Em uma frigideira pequena antiaderente ou em uma panquequeira, levemente untada com óleo ou manteiga, derramar 1 concha pequena de massa.
Girar a frigideira, devagar, até a massa se espalhar por igual. Quando a panqueca corar, virar para dourar do outro lado.

Retirar da frigideira e reservar. Repetir a operação até terminar o restante da massa.

Sugestão de recheio:

As crepes podem ser recheadas com doce de leite e cobertas com maçãs em calda.

Doce de leite: Cozinhar 1 lata de leite condensado na panela de pressão, cerca de 30 minutos. Esperar esfriar bem para abrir a lata.


Maçãs em calda



2 maçãs com casca cortadas em fatias médias
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
Gotas de limão
½ cálice de rum ou cachaça

Modo de fazer:

Em uma frigideira antiaderente colocar a manteiga, as gotas de limão e as maçãs. Deixar cozinhar e adicionar o açúcar, mexer bem e deixar apurar. Juntar o rum, se quiser, pode flambar. Retirar do fogo e servir sobre as crepes.


Essa crepe pode ser servida com calda de chocolate.



Calda: 1 tablete de chocolate meio amargo (200 g), derretido em banho-maria. Quando já estiver derretido adicionar 1 cálice de vinho do Porto ou de creme de cacau e uma pitada de açúcar. Despejar sobre as crepes e servir.

Acompanhar com sorvete de creme fica dos deuses!

Outros recheios e coberturas podem ser utilizados também, dependendo do seu gosto e da sua criatividade.

domingo, 13 de setembro de 2009

Crepe Suzette, uma sobremesa requintada da culinária francesa!


Quem não conhece a crepe Suzette? De sabor inigualável, com perfume de laranja?

Crepe Suzette é sem dúvida a crepe mais famosa do mundo. Pode ser servida quente com uma calda de açúcar, com suco de laranja, ou com licor (geralmente Grand Marnier), sendo normalmente flambada com conhaque.

O prato foi criado por engano por um assistente de garçom de quatorze anos chamado Henri Carpentier (1880-1961) em 1895 no Maitre Café de Paris em Monte Carlo.
Henri estava preparando uma sobremesa para o Príncipe de Gales, o futuro Rei Edward VII (1841-1910) da Inglaterra. De acordo com Henri Charpentier, através de suas próprias palavras no livro Vida a La Henri - As Recordações de Henri Charpentier: Foi sem querer quando ele estava trabalhando em um prato complicado que o Cordial pegou fogo. Ele pensou que estava arruinado. O Príncipe e os seus amigos estavam esperando.

Como ele poderia começar tudo de novo? Ele provou e achou que aquela era a combinação mais deliciosa de sabores doces que ele já havia experimentado.
Aquele acidente com o fogo foi precisamente o que era necessário para colocar todos aqueles sabores em harmonia. O principe comeu as crepes com um garfo, mas usou uma colher para capturar a calda restante. Ele perguntou o nome do que havia comido com tanto prazer. O garçom disse a ele que se chamava Crepe do Príncipe. Ele reconheceu que era um elogio destinado a ele, mas protestou jocosamente, pois havia uma senhora presente. Ela estava prestando atenção e levantou-se fazendo uma cortesia com uma de suas mãos. "Você o faria", disse Sua Majestade, "mudaria o nome da crepe, de Crepe do Príncipe para Crepe Suzette?"Assim nasceu e foi batizada essa crepe. "No dia seguinte o garçom recebeu um presente do Príncipe, um anel enfeitado com jóias, um chapéu e uma bengala."
Fonte: Life A La Henri - The Memories of Henri Charpentier, by Henri Charpentier and Boyden Sparkes, The Modern Library, New York, 2001 Paperback Edition. Publicado originalmente em 1934 por Simon & Schuster, Inc. Excerto traduzido por Leonardo Recski.

Vamos à receita? Experimente finalizar um jantar, vai ser um sucesso!

CREPE SUZETTE



Ingredientes para as crepes:

2 xícaras (chá) de leite
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
3 ovos
1 colher (sopa) de margarina
1/2 colher (chá) de sal

Ingredientes para o recheio

3/4 de xícara (chá) de manteiga amolecida
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/3 de xícara (chá) de licor de laranja (Cointreau, Grand Marnier, Curação)
1 colher ( sopa) de casca de laranja ralada

Ingredientes para o molho:

1/4 de xícara (chá) de manteiga
Suco de 2 laranjas
1 colher (sopa) de casca de laranja ralada
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de licor de laranja
Gomos de 2 laranjas, sem pele e sem semente

Preparo da massa:

1- Colocar os ingredientes no liquidificador e bater por 5 minutos. Deixar a massa descansar na geladeira por 15 minutos.

2- Em uma frigideira pequena antiaderente ou em uma panquequeira, levemente untada com óleo ou manteiga, derramar 1 concha pequena de massa.

3- Girar a frigideira, devagar, até a massa se espalhar por igual. Quando a panqueca corar, virar para dourar do outro lado.

4- Retirar da frigideira e reservar. Repetir a operação até terminar o restante da massa.

Preparo do recheio:

1- Manteiga de laranja: Misturar a manteiga com o açúcar e bater na batedeira, até obter um creme liso. Juntar o licor e a casca de laranja e misturar bem.

2- Colocar 1 colher de (chá) de recheio em cada crepe. Dobrar ao meio e depois novamente ao meio, formando um triângulo.

Preparo do molho de laranja:

1- Em uma panela média, derreter a manteiga com o açúcar, a casca e o suco de laranja.

2- Cozinhar em fogo baixo por 10 minutos, mexendo de vez em quando.

3- Acrescentar o licor e os gomos de laranja.

Montagem das crepes suzettes

1- Na frigideira de servir, colocar o molho e depois os gomos de laranja. Por cima, dispor as crepes.

2- No momento de servir, acender o rechaud e flambar as crepes com 1/2 xícara (chá) de brandy ou conhaque.

As crepes podem ser acompanhadas com sorvete de creme.



terça-feira, 8 de setembro de 2009

BOMBORELLO, impossível comer um só!



Um doce muito fácil, prático, rápido e delicioso! Um grande sucesso!

É uma adaptação da “Palha italiana” que fiz para o almoço do dia dos pais e fez um grande sucesso. O nome, após uma enquete entre os presentes, foi escolhido aquele dado pelo meu irmão Italo: Bomborello.

Experimente, você vai adorar!



Ingredientes:


1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de chocolate em pó (do padre)
1 pacote de biscoito “clube social tradicional”
Açúcar de confeiteiro para polvilhar



Modo de fazer:

Esmigalhar os biscoitos em pedaços pequenos e reservar.

Em uma panela colocar o leite condensado, o chocolate e a manteiga, levar ao fogo e mexer até o ponto um pouco antes de enrolar, que é quando começa a aparecer o fundo da panela. Desligar e adicionar um pacote de biscoito esmigalhado, mexer muito bem até tudo ficar totalmente envolvido pelo brigadeiro.

Untar um tabuleiro com manteiga e espalhar o creme, deixar esfriar ou amornar.

Pegar pequenas porções e enrolar, colocar em um prato de servir e polvilhar açúcar de confeiteiro ou passar pelo açúcar e colocar em forminhas.

Caso não tenha açúcar de confeiteiro, é só bater por al
guns segundos o açúcar normal no liquidificador e terá o açúcar de confeiteiro.