domingo, 27 de novembro de 2011

PUDIM, uma delícia bem brasileira!

Cremoso, com uma deliciosa calda de caramelo, não há quem resista a um delicioso pedaço de pudim!


A história do pudim se confunde com a própria história do doce brasileiro: no Brasil colônia ele já era a vedete das sobremesas e doces.


O pudim de leite, um dos maiores clássicos na mesa brasileira, tem sua origem em uma receita um pouco mais simples da culinária portuguesa, o Pudim de Priscos, receita de um abade português. À base de açúcar, gemas, água e toucinho de porco, o doce do religioso confeiteiro fazia sucesso aonde quer que fosse servido.


Entretanto, o abade jamais revelava suas receitas. Os ingredientes de seu pudim são conhecidos graças a uma competição pública. Para provar que ninguém conseguia reproduzir suas criações com tamanha perfeição, o abade desafiou um confeiteiro profissional para um duelo de pudins. A vitória, obviamente, coube ao pároco. Porém, seu caderno de receitas sumiu sem deixar rastros após a sua morte.


O pudim é uma das sobremesas mais básicas da gastronomia no mundo todo, e que serve para todas as horas. Cremosos, refrescantes e super fáceis de preparar.


O leite condensado veio popularizar e facilitar essa especialidade que se tornou bem brasileira.


O leite condensado sendo açucarado e evaporado no ponto exato dá consistência perfeita sem que haja necessidade de utilizar muitos ovos.


Aqui vão algumas sugestões:

PUDIM DE LEITE

foto


Todo pudim leva uma calda de açúcar para caramelizar a fôrma, para isso vamos utilizar:

1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água

Modo de fazer a calda


Espalhar o açúcar no fundo de uma panela grande e levar ao fogo brando deixando derreter suavemente movimentando ligeiramente a panela.

Quando o açúcar estiver bem dourado, juntar meia xícara de água fervente e mexer com uma colher apropriada.

Deixar ferver até dissolver os cristais de açúcar.




Forrar com essa calda uma fôrma pequena para pudim e reservar.

Ingredientes do pudim:

1 lata de leite condensado
2 vezes a mesma medida de leite
3 ovos

Modo de fazer:

Misturar numa tigela ou no liquidificador o leite condensado, o leite e os ovos, bater até que fiquem bem ligados.

Despejar o creme na fôrma caramelizada.



foto

Cobrir com papel alumínio e assar em banho maria em forno a 180°C por cerca de 1 hora e 30 minutos.

Desenformar frio num prato de servir com as bordas ligeiramente altas para que a calda não escorra. Se as bordas permanecerem grudadas, afastá-las delicadamente com as mãos ou com a ponta de uma faca, para o ar penetrar e o pudim se desprender. Levar á geladeira.


PUDIM DE COCO

foto


Receita da Nestlé

Preparar a calda de caramelo, envolver uma fôrma de pudim e reservar.

Pudim


1 lata de leite condensado
a mesma medida (da lata) de leite
1 vidro de leite de coco
3 ovos
1 xícara (chá) de coco fresco ralado

Modo de fazer:

Pudim


Bater todos os ingredientes no liquidificador. Despejar na fôrma caramelada,


cobrir com papel de alumínio e assar em banho-maria em forno médio (180°C), por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, levar para gelar.

Desenformar frio num prato de servir com as bordas ligeiramente altas para que a calda não escorra. Se as bordas permanecerem grudadas, afastá-las delicadamente com as mãos ou com a ponta de uma faca, para o ar penetrar e o pudim se desprender. Levar á geladeira.


PUDIM DE QUEIJO FRESCAL


foto



Ingredientes:


Fazer a calda de caramelo e envolver uma fôrma de pudim e reservar.

1 lata de leite condensado
2 latas de leite (usar a lata de leite condensado vazia para medir)
2 e 1/2 xícaras (chá) de queijo-de-minas frescal picado
3 ovos


Modo de fazer:


1. No liquidificador, bater o leite condensado, o leite, o queijo e os ovos.


2. Despejar na forma caramelizada e levar ao forno médio 180°C, préaquecido, em banho-maria, por 50 minutos, (colocar a forma com o pudim, dentro de uma assadeira com água fervente)


3. Esperar esfriar e gelar por 3 horas



PUDIM DE CHOCOLATE

foto



Ingredientes:


Calda


1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água quente
Pudim
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de chocolate do padre
2 vezes a mesma medida (da lata) de leite
3 ovos


Modo de fazer:


Calda


Em uma panela derreter o açúcar até ficar dourado. Juntar meia xícara (chá) de água quente, mexer com uma colher apropriada e deixar ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar.


Forrar com esta calda uma fôrma com furo central (19 cm de diâmetro) e reservar.


Pudim


Bater no liquidificador o leite condensado, o leite, o Chocolate e os ovos até ficarem homogêneos.


Despejar na fôrma caramelada. Cobrir a fôrma com papel de alumínio e assar em banho-maria em forno médio (180º C) por cerca de 1 hora e 30 minutos. Esperar esfriar e levar à geladeira para gelar por cerca de 6 horas.


Desenformar frio num prato de servir com as bordas ligeiramente altas para que a calda não escorra. Se as bordas permanecerem grudadas, afastá-las delicadamente com as mãos ou com a ponta de uma faca, para o ar penetrar e o pudim se desprender. Levar á geladeira.


PUDIM DE FRUTAS

Substituir uma medida de leite por uma medida de polpa ou suco da fruta de sua preferência: maracujá, graviola, mangaba, cupuaçu, abacaxi, manga.

domingo, 20 de novembro de 2011

TORTA PRÁTICA, uma delícia em pouco tempo!

Uma boa sugestão para a refeição, seja sozinha no lanche ou acompanhada de salada ou legumes, como prato principal.



foto


Ingredientes:

4 ovos inteiros
1 copo (200 ml) de azeite e leite (metade cada um)
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento químico
Orégano a gosto e tempero pronto ou alho e cebola desidratatos.

Modo de fazer:

Bater todos os ingredientes no liquidificador ou com um fouet, começando sempre com os líquidos. Deixar a farinha de trigo e o fermento por último.

Untar e enfarinhar uma forma redonda, colocar a metade da massa, rechear, cobrir com o restante da massa, salpicar queijo ralado por cima e levar ao forno a 180°C por mais ou menos 40 minutos. Espetar um palito e ao sair seco significará que já está assada.

Tipos de recheios:

1) Tomates maduros sem pele e sem sementes picados, cebola cortada em tirinhas finas, folhas de manjericão, muçarela picada ou ralada, azeitonas picadas (preta ou verde), sal e azeite a gosto.

2) Muçarela e presunto ou peito de peru, picados, (a quantidade fica a gosto) ou sobras de frios inclusive de salame que fica muito saboroso.
2 ou 3 tomates sem pele e sementes picados, alho ou cebola picados, sal, orégano, um fio de azeite.


3) Peito de frango desfiado ou sobras de frango refogado no azeite com cebola, alho e tomates picados, orégano, pimenta, se gostar. Acrescentar no final requeijão cremoso ou muçarela picada ou ralada.

4) Um vidro de palmito refogado no azeite com cebola, alho e tomates sem pele e sem sementes picados, sal e orégano a gosto, adicionar cheiro verde picado (salsa e cebolinha) e pimenta, se gostar.

5) 2 latas de sardinhas picadas, tomates sem pele e sem sementes picados, 2 dentes de alho fatiados, 1 cebola fatiada, sal, orégano e azeite a gosto.

6) Qualquer outro recheio de sua preferência ou que você tenha à disposição, em sua cozinha. Ah! Com camarão fica muito bom!!!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

BIFE À MILANESA, UMA DELÍCIA ITALIANA

Origem


O bife à milanesa (cotoletta alla milanese) provavelmente surgiu na própria cidade de Milão. Embora não haja fatos que comprovem sua origem na cidade italiana, os relatos mais antigos desse prato são do escritor italiano Pietro Verri. Em seu livro História de Milão (Storia di Milano'), ele escreve que em um almoço ocorrido na Igreja de Santo Ambrósio (Milão, 1134) fora servido um prato de coteletta impanata, fritta nel burro (carne de vitela empanada, frita na manteiga), citando inclusive o preparo com ovos e farinha.


A difusão do bife à milanesa é atribuída aos austríacos. O wiener schnitzel, muito similar ao milanesa, é um prato típico da Áustria, provavelmente absorvido durante disputas internas do Sacro Império Romano-Germânico, no século XVIII, quando austríacos invadiram Milão. Entretanto, não há fatos que comprovem essa teoria.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

BIFE À MILANESA


foto

Ingredientes:

500 g de coxão mole ou alcatra cortada em bifes finos
1 ovo batido
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
4 xícaras (chá) de óleo de canola
sal e pimenta-do-reino a gosto



Modo de fazer:

Fazer cortes pequenos no bife cru (tipo repiques) para que ele não envergue na hora de fritar. Temperar com sal e pimenta-do-reino.


Separar 2 pratos rasos, num colocar a farinha de trigo, no outro a farinha de rosca.

Num prato fundo, quebrar o ovo e bater bem com um garfo.

Pegar um bife e passar na farinha de trigo. Ele deve ficar todo coberto de farinha, retirar o excesso sacudindo delicadamente.

Retirar o bife do prato com farinha e mergulhar no prato com o ovo batido. Passar os dois lados no ovo, para que fique bem envolvido. Escorrer o excesso.

Depois que todo o excesso de ovo escorrer passar o bife para o prato de farinha de rosca e cobrir todo o bife com ela. Apertar bem para a camada de farinha de rosca ficar grossa e sacudir de leve para retirar o excesso.

Numa panela larga, colocar o óleo abundante e levar ao fogo para esquentar.


Quando o óleo estiver quente diminuir a chama do fogo para média. Colocar dois bifes por vez na panela com óleo. Deixar fritar por 2 minutos, virar de lado, e fritar por mais 2 minutos. O bife deve ficar dourado.

Retirar da panela e escorrer sobre papel-toalha. Servir bem quente.

Variação

1- filé de peito de frango à milanesa.



foto


Temperar os filés com sal, orégano, suco de limão e alho espremido.


Deixar uns 10 minutos para tomar gosto e proceder da mesma forma da receita acima.

2- Filé de peixe à milanesa
foto



Utilizar filés de Saint Peter, pescada, linguado, abroteia, robalo, merluza
(o procedimento é igual ao filé de frango)

domingo, 6 de novembro de 2011

PANACHÉ DE LEGUMES, um festival de cores!

Excelente acompanhamento para carnes, aves e peixes.

Um prato leve, saboroso e muito fácil de preparar!

Panaché: Termo francês que se refere a misturas de ingredientes de diferentes cores (muito usado para mistura de vegetais).

Na verdade é um refogado de legumes variados. Podem-se misturar diversos tipos de legumes, raízes e leguminosas.

Aqui vão algumas sugestões, mas você pode preparar com o que tiver na geladeira, o negócio é usar a sua criatividade.



foto


Ingredientes:


1 pacote de vagem (200)
2 cenouras
1 pacote de ervilha torta
1 abobrinha
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 cebola
1 dente de alho
Sal e azeite a gosto


Modo de fazer:


Fatiar a cebola e o alho.


Cortar em rodelas finas a cenoura e a abobrinha.

Cortar em tiras os pimentões.


A vagem e a ervilha torta devem ser cortadas em tamanhos médios.


Colocar azeite no fundo de uma panela e cozinhar a cebola e o alho rapidamente, acrescentar as cenoura, os pimentões, a vagem e a ervilha torta. Polvilhar o sal, tampar a panela e deixar cozinhar até os legumes ficarem cozidos, mas não moles.

PANACHÉ 2





foto


Ingredientes:

200g de cenouras
200g de vagem
100g de couve-flor
200g de brócolis
1 cebola pequena
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 copo de vinho branco
Suco de 1 limão
Sal, pimenta e rodelas de limão a gosto.

Modo de fazer:

1-Descascar as cenouras, a cebola e o alho. Cortar em tiras, separar a couve-flor e os brócolis em raminhos pequenos, cortar a vagem em tiras passar tudo por água e escorrer bem. Refogar a cebola e o alho no azeite sem deixar corar.

2-Juntar os legumes, saltear um pouco e refrescar com o vinho e o sumo de limão. Temperar com sal e pimenta. Deixar cozinhar tapado em fogo brando, por cerca de 10 minutos. Verificar se os legumes estão cozidos. retirar do fogo e servir em seguida.

Decorar com rodelas de limão.


PANACHÉ 3




foto

Ingredientes:

1 pacote de vagem
2 abobrinhas
2 batatas
2 tomates sem pele e sem sementes
1 cebola
2 dentes de alho
1 ramo de manjericão
Sal e azeite e agosto
½ copo de água


Modo de fazer:


Cortar as vagens ao meio, as abobrinhas e as batatas em meias rodelas médias, a cebola em meias rodelas finas.


Fatiar o alho e os tomates.


Colocar azeite no fundo da panela, dispor a vagem, por cima as abobrinhas, as batatas, a cebola, o alho e por fim os tomates. Polvilhar sal e regar com a água. Levar ao fogo a panela tampada.


Balançar de vez em quando para não grudar.


No final do cozimento adicionar as folhas de manjericão e desligar o fogo.

PANACHÉ GRATINADO


foto

Ingredientes:

4 cenouras
1 pacote de ervilhas frescas ou 1 lata de ervilhas escorridas
1 chuchu
200 g de vagem
alguns raminhos de couve-flor
1 cebola cortada em meias rodelas finas
2 copos de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de queijo gruyére ralado
sal a gosto
pimenta a gosto
noz-moscada a gosto


Modo de fazer:


Cozinhar em água e sal, picados, cenouras, chuchu, vagens, couve-flor e a ervilha. Se for ervilha em lata, escorrer e juntar a ervilha mais no final.

Refogar a cebola na manteiga, acrescentar a farinha dissolvida no leite, sal, pimenta e noz-moscada, mexendo até engrossar.

Colocar os legumes numa travessa refratária, cobrir com molho branco, polvilhar com queijo e levar ao forno para gratinar